Esta dissertação investiga as estratégias de argumentação presentes em comentários de publicações na página Folha de S. Paulo no Instagram, compreendendo tais manifestações como práticas de letramento social. O estudo parte da concepção de letramento como prática social situada conforme defendida por (Street, 1984; Kleiman, 1995 e Rojo, 2012) e do entendimento de que o ambiente interacional dos comentários no Instagram amplia as formas de leitura e escrita, exigindo amplas competências cognitivas e argumentativas. Assim, busca-se compreender como os usuários constroem sentidos, posicionam-se e interagem por meio da linguagem em um espaço marcado pela circulação de ideias. O objetivo geral consiste em analisar as estratégias de argumentação presentes nos comentários das publicações da Folha de S. Paulo no Instagram enquanto práticas de letramento. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretende-se: examinar as estratégias argumentativas predominantes nas interações entre os usuários; verificar as práticas de letramento que influenciam a construção de argumentos; e analisar o poder de convencimento das estratégias argumentativas dominantes nos comentários. Assim, para atingir esses objetivos nos embasamos nos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2018), Koch e Elias (2018). Nesse contexto, esta pesquisa insere-se no campo dos estudos sobre letramentos e argumentação. O corpus é composto por interações de seguidores em postagens que abordam temas de relevância social e política, selecionadas a partir de critérios de engajamento e diversidade de posicionamentos. Os resultados parciais apontam que as práticas de letramento no ambiente interacional se revelam como uma prática dinâmica e integrada, capaz de captar a complexidade da experiência contemporânea e de transformar o simples ato de comunicar em uma ferramenta poderosa de expressão pessoal e coletiva. Ademais, as estratégias argumentativas demonstram uma comunicação que, ao mesmo tempo, se torna performática e profundamente situacional, revelando a capacidade dos usuários de ir além dos limites tradicionais da escrita.