Este trabalho tem como objetivo geral analisar, à luz da HL, a abordagem metodológica do ensino de Língua Portuguesa na obra O idioma nacional na escola secundária (1935), evidenciando as continuidades e as descontinuidades da perspectiva teórica predominante na proposição do autor. Para tanto, a metodologia foi realizada com base nos princípios propostos por Koerner (2014 [1996]): contextualização e imanência. Para a análise, buscamos identificar e evidenciar as continuidades e descontinuidades, além de sistematizar as referências explícitas na obra, a fim de verificar quais ideias influenciaram o autor (estes ainda em fase de análise e escrita). Com o desenvolvimento deste trabalho, até o momento, foi possível observar que na obra O idioma nacional na escola secundária (Nascentes, 1935), o autor apresenta uma quebra de perspectiva em relação à valorização do português brasileiro culto e defende um ensino de língua pautado conforme o contexto de uso da língua no Brasil. A análise teórico-metodológica realizada até o momento permite concluir, provisoriamente, que o autor apresenta uma ruptura de perspectiva metodológica de ensino ao reconhecer que a língua portuguesa assumida o Brasil é uma variante diferente da lusitana, tanto na pronúncia quanto na construção de frases e uso de vocabulário.