A tese em desenvolvimento tem como objetivo geral apresentar uma história das ideias linguísticas dos documentos oficiais e provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) dos cursos de Letras, sob os pressupostos da História das Ideias Linguísticas (HIL), em articulação com a Análise de Discurso Materialista (ADM). Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como os saberes linguísticos são historicamente construídos e transmitidos em processos avaliativos, como o Enade, contribuindo para reflexões sobre o ensino de Letras. Para alcançar esse propósito, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) examinar as condições de produção que levaram à instituição do Enade como um dos processos avaliativos dos cursos superiores, contemplando tanto seu contexto imediato quanto seu contexto sócio-histórico; (ii) descrever e analisar a documentação relativa ao Enade nos cursos de Letras e suas provas aplicadas ao longo do tempo, a fim de compreender o espaço dedicado às discussões sobre língua; (iii) investigar os processos discursivos relacionados à memória/interdiscurso e às formações discursivas/ideológicas nas provas de formação geral do Enade; e (iv) comparar as provas aplicadas ao longo dos anos, buscando evidenciar a construção dos saberes linguísticos e o perfil almejado para o profissional de Letras no que tange aos conhecimentos em perspectiva. Nesse cenário, nossa fundamentação teórica apoia-se em obras e textos centrais da HIL e da ADM, e nosso material de análise é constituído por portarias, resoluções, provas e relatórios relacionados ao Enade, tanto em sua estrutura geral quanto especificamente voltados para os cursos de Letras. Para esta terceira etapa de qualificação do doutorado, apresentamos, além da introdução e das considerações parciais, quatro capítulos estruturados da seguinte forma: o capítulo 2 discute os fundamentos teóricos da pesquisa; o capítulo 3 aborda a constituição do arquivo e os procedimentos metodológicos; o capítulo 4 analisa as condições de produção do Enade; e o capítulo 5 apresenta as primeiras análises desenvolvidas no estudo. Com isso, espera-se contribuir para a compreensão do papel do Enade na formulação e circulação das ideias linguísticas, bem como para o debate sobre o ensino de Letras no Brasil e suas implicações nas políticas avaliativas.