PPGFARM recebe alunos do ensino médio do IFPI Campus de Angical para visita técnica

No dia 06 de junho de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia-CCS/UFPI, recebeu 28 alunos do 2º módulo do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Médio do IFPI Campus Angical-PI para uma visita técnica, este momento aconteceu por intermédio de um projeto executado pela docente do IFPI, Profa. Dra. Alessandra Braga Ribeiro que ministra a disciplina de “Gestão da Iniciação Científica e Inovação”. A visita aconteceu pela manhã com duração de 4 horas e os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer de perto a dinâmica dos Laboratórios e observarem alguns procedimentos experimentais que são executados no desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Foi uma manhã muito especial, de aprendizado e de muito comprometimento dos nossos discentes (doutorado, mestrado e iniciação científica), que se envolveram, planejaram e executaram todas as atividades deste dia, em concordância com os docentes responsáveis por cada laboratório.  “Estas ações fazem parte do planejamento estratégico de inserção social do PPGFarm, e estamos aproximando a academia da população com a missão de despertar nos jovens o desejo em continuar a sua formação acadêmica, disse a Coordenadora, Profa. Aldeídia Oliveira”.  Em relato a Profa. Alessandra Maria Braga Ribeiro-IFPI falou, “Ministro a disciplina “Gestão da Iniciação Científica e Inovação” no IFPI Campus Angical e tive a ideia de proporcionar uma experiência diferente aos alunos do ensino médio: conhecer os experimentos em andamento e linhas de pesquisas do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM) e do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFarm) da UFPI. Acredito que essa parceria entre o IFPI e UFPI oportunizou aos alunos conhecerem a importância da ciência e a diversidade de pesquisas experimentais na área de farmacologia. Agradeço pela disponibilidade, acolhimento e profissionalismo de todos os envolvidos, em especial à Profa. Dra. Aldeídia Pereira Oliveira, que planejou este encontro com muito carinho”. Segundo uma discente “Foi uma experiência incrível, todos nos receberam e nos trataram muito bem e foram muito educados. Os laboratórios são encantadores, muito organizados e todas as explicações muito esclarecedoras. Foi uma experiência muito boa, esclareceram muitas dúvidas minhas e eu consegui aprender várias coisas novas! Ketelly Barros Santiago, 16 anos - IFPI.”

Sem dúvida uma excelente experiência para os discente do PPGFarm que em resumo dos discentes de mestrado aqui representado por: Emerson Sena, Naiana Deodato, Maisa Campelo, Bruno Sousa, Carlos Eduardo, Kaio Lima, André Furtado “Ações como esta deve acontecer mais vezes, pois é importante que a população e principalmente jovens estudantes saibam o que fazemos e que a Pós-graduação é acessível a todos” já os doutorandos aqui representado por: Francisco Moreira, Suellen Patrício, Deyna Próspero e Pedro Nogueira, em resumos dos depoimentos “Foi uma oportunidade de demonstramos o que desenvolvemos em nossos projetos, e ainda poder explicar para os jovens estudantes como as plantas e ou biomoléculas apresentam ações terapêuticas, nos mais diversos sistema, foi uma experiência incrível” mesmos sentimento compartilhado pelos alunos de iniciação científica representados por: Kalil Costa, Lídia Raquel consideraram esta experiência como uma “oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado obtido na iniciação científica”. Na ocasião tivemos ampla colaboração do Laboratório Antileishmania (LAA) que é coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Aécio Amorim de Carvalho, e o mesmo relatou “ Para nós foi gratificante saber que nosso trabalho despertou curiosidades e interesses. Entendemos que estas ocasiões são importantes para formação desses alunos e uma oportunidade para saberem que o aprendizado é um processo continuado e que a geração de conhecimentos é imprescindível para o nosso desenvolvimento. Esperamos que iniciativas dessa natureza sejam reproduzidas e que esse despertar seja mais um estímulo para que o entusiasmo não lhes falte e assim possam expandir seus horizontes”, durante a visita ao LAA nossa egressa Rita Carvalho fez as honras e expôs todo conhecimento aos alunos sobre plantas e substâncias com atividade sobre a leishmaniose.   Na visão da Profa. Rosimeire Ferreira, docente permanente do PPGFarm “devemos fazer sempre atividades desta natureza e assim, expandir e romper os muros da UFPI, nos fazer conhecidos pela população e desta forma, despertar principalmente nos jovens estudantes o interesse pela Pós-graduação”.

Sem dúvida foi o dia especial para do PPGFarm e para todos os alunos, já aguardamos novos visitantes neste mês de junho que serão aos alunos do curso de medicina-UFPI da turma de Fitoterapia, ministrada pela Profa. Dra. Lis Marinho. Estamos ansiosos por este momento, para compartilhamos conhecimento.

Coordenação do PPGFarm/CCS/UFPI

Notícia cadastrada em: 12/06/2023 17:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 22/07/2024 09:06