Notícias

Banca de DEFESA: FÁBIO NASCIMENTO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO NASCIMENTO DE SOUSA
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGCM
TÍTULO: Propriedades eletrônicas de nanomateriais de carbono baseados em unidades de estruturas bipartidas
PALAVRAS-CHAVES: Nanogaiolas de carbonos, nanofitas de trianguleno, nanoestruturas de carbonos bipartidas, estrutura eletrônica.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

Esta tese propõe investigar nanostruturas de carbonos construídas com base em unidades de redes bipartidas. Para investigar as propriedades estruturais e eletrônicas destes nanocarbonos, foram utilizadas simulações computacionais usando o método da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), conforme implementado no pacote SIESTA. Essas nanoestruturas foram investigadas a partir da dimensionalidade 0D, passando por nanoestruturas 1D e finanlizando com 2D. Uma das unidades bipartida aqui propostas possuem anéis com quatro e seis carbonos em sua rede cristalina, sendo fechada e com geometria espacial octaédrica (nanogaiolas). Enquanto a outra unidade bipartida possue apenas anéis com seis átomos, sendo aberta e com a geometria triangular (triangulenos). Para as estruturas em forma de nanogaiolas, também utilizamos simulações de dinâmica molecular e cálculo de tight-binding para averiguar a estabilidade térmica e as propriedades eletrônicas, respectivamente. Estes sistemas apresentaram um comportamento semicondutores, onde o grau de deslocalização espacial dos seus estados de fronteira é diretamente influenciado pelos detalhes da hierarquia de ligações. Para as estruturas de triangulenos, os sistemas apresentaram tanto caráter semicondutor como metálico, onde eles demonstraram suportar configurações de polarização de spin associadas à configuração eletrônica das moléculas correspondentes. Em linhas gerais, recentes avanços no desenvolvimento de síntese de nanocarbonos com estruturas complexas, a base tanto de nanogaiolas como de triangulenos, sugerem que os sistemas aqui estudados podem oferecerem contribuições na busca de uma melhor compreensão destas estruturas com potenciais de aplicações na construção de nanodispositivos eletrônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548848 - EDUARDO COSTA GIRAO
Interno - 1780191 - FRANCISCO ERONI PAZ DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1250015 - PALOMA VIEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1340442 - RAMON SAMPAIO FERREIRA
Externo à Instituição - 013.***.***-75 - DAVID JOSEPH PEREIRA BESERRA - IFMA
Externo à Instituição - 024.***.***-17 - FABRÍCIO MORAIS DE VASCONCELOS - IFPI
Notícia cadastrada em: 13/12/2024 10:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 14/03/2025 02:13