Notícias

Banca de DEFESA: MAURICIO AUGUSTO DE ALMEIDA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO AUGUSTO DE ALMEIDA FILHO
DATA: 20/12/2024
HORA: 11:00
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO: SCAFFOLDS DE TI-6AL-4V POR IMPRESSÃO 3D DE FUSÃO SELETIVA A LASER MODIFICADO SUPERFICIALMENTE POR DEPOSIÇÃO POR CAMADA ATÔMICA PARA USO COMO IMPLANTE ÓSSEO
PALAVRAS-CHAVES: Impressão 3D; Deposição de camada atômica (ALD); Fusão seletiva a laser (SLM); Implante ósseo.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:

A impressão 3D tem revolucionado a engenharia biomédica, com a fusão seletiva a laser (SLM) destacando-se na fabricação de scaffolds metálicos. Este estudo explora a aplicação da liga de titânio Ti-6Al-4V, conhecida por sua resistência mecânica e biocompatibilidade, combinada com a deposição de alumina (Al₂O₃) via camada atômica (ALD) para aprimorar implantes ósseos. Scaffolds foram produzidos com precisão geométrica por SLM, resultando em uma porosidade média de 47,427% e tamanho de poros de 316,554 μm, parâmetros adequados para a infiltração celular e vascularização. A modificação superficial por ALD proporcionou um filme uniforme de Al₂O₃, melhorando a resistência à corrosão e as propriedades elétricas e topográficas do scaffold.

Os resultados indicaram uma melhora na rugosidade e no potencial elétrico da superfície recoberta, promovendo maior adesão celular e osseointegração. A análise eletroquímica revelou que a superfície revestida apresentou maior resistência à polarização. A caracterização detalhada da morfologia e composição reforçou a eficácia dos scaffolds em simular a estrutura óssea e suportar cargas fisiológicas.

Conclui-se que os scaffolds de Ti-6Al-4V modificados por ALD possuem grande potencial para aplicações clínicas, embora ajustes na fabricação e estudos in vivo sejam necessários para validar sua eficácia. A combinação das técnicas de SLM e ALD representa uma abordagem promissora para desenvolver implantes personalizados com desempenho mecânico e biológico aprimorados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1397472 - ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO
Interno - 1570906 - BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
Interno - 001.***.***-98 - SAMUEL FILGUEIRAS RODRIGUES - IFMA
Externo à Instituição - 951.***.***-00 - LARA EUNICE CÂNDIDO SOARES - UNIFACID
Notícia cadastrada em: 20/12/2024 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 14/03/2025 02:09