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Banca de QUALIFICAÇÃO: STÊNIO LIMA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STÊNIO LIMA RODRIGUES
DATA: 22/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do TROPEN
TÍTULO: Abordagem do Custeio do Ciclo de Vida Ambiental no Ensino
PALAVRAS-CHAVES: Ensino sobre sustentabilidade; CCV-A; Gestão do ciclo de vida; Abordagem econômica do ciclo de vida; Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A integração de conceitos de sustentabilidade, como o Custeio do Ciclo de Vida Ambiental (CCV-A), nos currículos de cursos superiores enfrenta desafios devido à sua natureza interdisciplinar. Este estudo, realizado em cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção, analisa a abordagem do CCV-A nos processos de ensino-aprendizagem, investigando estratégias de ensino e a efetividade na aprendizagem dos alunos. A pesquisa, que combinou métodos bibliográfico, documental e de campo, envolveu a análise de 133 artigos sobre o CCV-A, a análise de Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), questionários com 37 docentes e coordenadores, entrevistas com 195 estudantes e um Painel Delphi com 35 especialistas internacionais. Os resultados indicam o potencial para a integração do CCV-A nos currículos, com conteúdos como custos, impactos ambientais e indicadores econômicos se correlacionando com as competências previstas nas DCNs e PPCs. Foram identificadas abordagens para a inserção do CCV-A, como o ensino transversal, a criação de disciplinas específicas, cursos de extensão, eventos e projetos extracurriculares. Um framework foi proposto para auxiliar professores na integração transversal do CCV-A, articulando dimensões, eixos temáticos, conteúdos, disciplinas e diretrizes específicas. A análise da compreensão dos alunos revelou que a maioria deles reconhece a relevância do CCV-A, mas apresenta dificuldades em aplicá-lo na prática, o que demonstra a necessidade de desenvolver habilidades específicas para o uso da ferramenta. Foram identificados desafios e oportunidades específicos para cada curso, incluindo a necessidade de desenvolvimento de habilidades e recursos específicos para cada área de formação. Com base nos resultados, foi desenvolvida uma estrutura orientativa para a aprendizagem do CCV-A, utilizando a Taxonomia de Bloom para definir níveis de competência, objetivos de aprendizagem e programas de ensino. As próximas etapas da pesquisa incluem a realização da segunda rodada do Painel Delphi e a elaboração de materiais didáticos específicos, como apostilas, exercícios práticos e estudos de caso, com o intuito de auxiliar professores na aplicação da ferramenta em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 150.292.393-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Externo ao Programa - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL - UFPE
Externo à Instituição - IZABELA SIMON RAMPASSO - UCL
Externo à Instituição - Luciano Brito Rodrigues - UESB
Externo à Instituição - ANA REGINA DE AGUIAR DUTRA - UNISUL
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 10:46
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