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Banca de DEFESA: STÊNIO LIMA RODRIGUES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STÊNIO LIMA RODRIGUES
DATA: 13/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Maria do Socorro Lira Monteiro - TROPEN
TÍTULO: Diretrizes para a Abordagem do Custeio do Ciclo de Vida Ambiental em Cursos de Graduação
PALAVRAS-CHAVES: Ensino sobre sustentabilidade. Abordagem interdisciplinar. Educação transversal. Gestão do ciclo de vida. CCV-A.
PÁGINAS: 232
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A integração de conceitos de sustentabilidade nos cursos de graduação é necessária para enfrentar os desafios globais da contemporaneidade. A formação tradicional, segmentada em disciplinas, dificulta a preparação dos discentes para lidar de forma sistêmica com problemas ambientais. Por isso, é relevante abordar esses temas com um enfoque interdisciplinar nos currículos. Apesar do crescente interesse por assuntos como impactos ambientais e custos de serviços, produtos ou processos sob a perspectiva do ciclo de vida, os currículos ainda não proporcionam a formação necessária para preparar adequadamente os alunos. Assim, a abordagem de ferramentas como o Custeio do Ciclo de Vida Ambiental (CCV-A) nos cursos de graduação enfrenta desafios devido à sua natureza interdisciplinar. Integrar esse tema na formação dos discentes contribui para a promoção de uma educação de qualidade, capacitando-os para um consumo e produção mais conscientes. Este estudo, realizado nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção, analisa a abordagem do CCV-A, investigando estratégias de ensino e a efetividade na aprendizagem dos alunos. Os cursos foram selecionados por apresentarem maior aderência aos conteúdos do CCV-A. Foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Maranhão, para identificar disciplinas que abordavam conteúdos relacionados à ferramenta. A pesquisa, que combinou métodos bibliográfico, documental e de campo, envolveu a análise de 133 artigos sobre o CCV-A, a análise de Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aplicação de questionários com 37 docentes e coordenadores, entrevistas com 195 estudantes e a realização de um Painel Delphi com 35 especialistas internacionais. Os resultados indicaram o potencial para a integração do CCV-A nos currículos, com conteúdos como custos, impactos ambientais e indicadores econômicos se conectando com as competências previstas nas DCNs e PPCs. Foram identificadas abordagens para o CCV-A, como o ensino transversal, a criação de disciplinas específicas, cursos de extensão, eventos e projetos extracurriculares. Um framework foi proposto e validado para auxiliar professores na integração transversal do CCV-A, articulando dimensões, eixos temáticos, conteúdos, disciplinas e diretrizes específicas. A análise da compreensão dos alunos revelou que a maioria deles conhecem os conteúdos dos CCV-A, mas apresenta dificuldades em aplicá-lo na prática, o que demonstra a necessidade de desenvolver habilidades específicas para o uso da ferramenta. Com base nos resultados, foi proposto um quadro orientativo para a aprendizagem do CCV-A, utilizando a Taxonomia de Bloom para definir níveis de competência, objetivos de aprendizagem e programas de ensino. Com o Painel realizado com especialistas foi possível validar 45 insights úteis para auxiliar docentes na abordagem do CCV-A em sala de aula. Em síntese, a pesquisa desenvolvida facilitou a compreensão e o planejamento da abordagem do CCV-A em IES. Os resultados forneceram subsídios para as instituições de ensino e professores, abordarem o tema nos cursos de graduações, contribuindo para o avanço da sustentabilidade econômica e ambiental na formação acadêmica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 150.292.393-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Externo à Instituição - 637.054.609-78 - ANA REGINA DE AGUIAR DUTRA - UNISUL
Externo à Instituição - 028.779.933-61 - REGIS CASIMIRO LEAL - IFRN
Externo à Instituição - 418.444.728-76 - IZABELA SIMON RAMPASSO - UCN
Externo à Instituição - 854.573.024-15 - Luciano Brito Rodrigues - UESB
Externo à Instituição - 080.392.914-53 - MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL - UFPE

Cadastrada em: 31/01/2025
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