Os efeitos da forma de produção e consumo insustentáveis da sociedade estão cada vez mais presentes, levando a problemas ambientais, econômicos e sociais que exigem a transição para o desenvolvimento sustentável. Esta tese investiga a Gestão do Ciclo de Vida (GCV) na cadeia produtiva de polpa de frutas, com ênfase na avaliação das dimensões sociais e nos discursos corporativos associados. As perguntas norteadoras desta pesquisa foram: Como os produtores de polpa de frutas comunicam suas práticas e impactos socioambientais? Quais são os reais impactos sociais gerados ao longo do ciclo de vida da polpa de frutas? E como integrar criticamente o discurso e a avaliação de impacto para promover a sustentabilidade no setor? Para responder a estas questões, a pesquisa desenvolveu primeiramente um framework metodológico para Análise de Discurso (AD) de websites corporativos (Capítulo I), que revelou como empresas utilizam estratégias discursivas frequentemente com foco mercadológico e com lacunas na transparência sobre sustentabilidade. Em seguida, foi proposta uma metodologia que integra a AD à Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV Social) (Capítulo II), visando aprimorar a profundidade qualitativa e a contextualização dos impactos sociais. Esta abordagem integrada de AD e ACV Social foi, então, aplicada à cadeia de valor da polpa de frutas (Capítulo III), utilizando o Processo de Análise Hierárquica (AHP) para identificar e priorizar hotspots sociais. A aplicação indicou que o desempenho social no setor frequentemente está aquém dos requisitos básicos, com a saúde e segurança do trabalhador e do consumidor emergindo como áreas críticas. Ainda será contemplada a avaliação da Ecoeficiência, que aborda os aspectos e impactos ambientais e econômicos em capítulos subsequentes, utilizando as normas da ABNT, e será proposto um jogo virtual que integre os resultados das avaliações na GCV. Espera-se que este trabalho contribua para um entendimento mais crítico das narrativas de sustentabilidade corporativa, fornecendo ferramentas robustas para avaliação de impacto social dentro da GCV e auxiliando a alinhar o discurso empresarial com o desempenho social efetivo, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável mais autênticas.