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Banca de DEFESA: LIANA SIQUEIRA DO NASCIMENTO MARREIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIANA SIQUEIRA DO NASCIMENTO MARREIRO
DATA: 30/10/2025
HORA: 08:30
LOCAL: PRODEMA/UFPI
TÍTULO: : EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA NO IFPI: as formações discursivas através de percepções, práticas e adaptações no ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental no Ensino Superior; Consciência Ambiental; Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); Análise de Discurso Crítica
PÁGINAS: 345
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente estudo analisa criticamente os discursos e as práticas institucionais de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal do Piauí (IFPI), à luz da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Análise de Discurso Crítica (ADC). Em um contexto de crise socio ambiental, a pesquisa busca compreender a EA não apenas como exigência normativa, mas como eixo transversal para a formação de uma cidadania crítica e transformadora. A investigação configura-se como estudo de caso exploratório, de natureza aplicada, com abordagem quali quantitativa e delineamento de métodos mistos. Foram utilizadas revisão de literatura, análise documental (PDI e PPCs), pesquisa de campo e aplicação integrada da ADC e da Análise de Conteúdo. O objetivo geral foi desvelar tensões, contradições e potenciais de reorientação crítica da EA no IFPI. Especificamente, buscou-se articular a ADC à compreensão da EA e da cidadania ambiental frente às tensões entre sustentabilidade e lógicas neoliberais; analisar a representação da EA nos documentos institucionais em confronto com a PNEA; interpretar as percepções de diretores, docentes e discentes, considerando o silêncio como gesto discursivo; e propor diretrizes para a consolidação de uma EA crítica e transformadora. Os resultados revelam um campo marcado por tensão discursiva. De um lado, documentos institucionais valorizam formalmente a EA; de outro, práticas fragmentadas e insuficientes comprometem sua efetivação. Os Diretores de Ensino reconhecem avanços, mas apontam lacunas de clareza e avaliação das políticas. Já os docentes demonstram disposição para integrar a temática, embora indiquem carências formativas, ausência de capacitação e limitações estruturais. E os discentes associam cidadania ambiental à prática profissional e à sustentabilidade coletiva, mas percebem superficialidade curricular e invisibilidade das ações institucionais. O silêncio e o não-posicionamento emergem como gestos discursivos reveladores dessas lacunas. Conclui-se que a consolidação da EA no IFPI enfrenta barreiras curriculares, estruturais e discursivas, mas também apresenta potencialidades latentes. Assim, o estudo oferece diagnóstico crítico que subsidia debates e orienta políticas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania ambiental e para práticas educativas transformadoras no ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1049663 - MARIA DE JESUS DOS SANTOS
Interno - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Interno - 302.***.***-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo à Instituição - 008.***.***-35 - LEONARDO SILVA SOARES - UFMA
Externo à Instituição - 620.***.***-91 - JOSE CARLOS RAULINO LOPES - IFPI
Externo à Instituição - 824.***.***-91 - WALDEMAR DUARTE DE ALENCAR NETO - IFPI
Notícia cadastrada em: 07/10/2025 17:32
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