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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE LOPES E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE LOPES E SILVA
DATA: 11/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 02 - PPGEnf
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A OBSERVAÇÃO DE SINAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Agentes Comunitários de Saúde; Educação em Saúde; Materiais Didáticos; Identificação Precoce.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se revelado uma condição complexa do
neurodesenvolvimento, cujos primeiros sinais costumam surgir ainda na primeira infância,
exigindo ações rápidas e coordenadas por parte dos serviços de saúde. A pergunta norteadora deste
estudo é: como apoiar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na identificação precoce de sinais
do TEA em crianças, considerando sua inserção nas comunidades e sua atuação nas visitas
domiciliares?
Este projeto tem como objetivo principal desenvolver e validar estratégias formativas e
materiais didáticos acessíveis, com base em evidências científicas e nas necessidades práticas dos
ACS. A pesquisa será qualitativa, com caráter exploratório e abordagem participativa, sendo
realizada no município de Colinas, Maranhão. Os procedimentos metodológicos incluem três
etapas articuladas: (1) escuta dos ACS por meio de entrevistas semiestruturadas; (2) elaboração de
uma cartilha educativa sobre sinais precoces do TEA; e (3) validação do material com especialistas
das áreas da saúde, educação e infância.
A análise das entrevistas será conduzida conforme a técnica de análise de conteúdo temática
(Bardin, 2016), permitindo identificar percepções, barreiras e lacunas de conhecimento. Os
resultados esperados incluem a produção de um material educativo sensível ao contexto local e a
ampliação do conhecimento dos ACS sobre o TEA, fortalecendo sua atuação junto às famílias e
contribuindo para intervenções mais oportunas.
Espera-se que a proposta reforce o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde na
identificação precoce do TEA, promova maior inclusão das crianças com suspeita do transtorno
nas redes de cuidado e, sobretudo, qualifique os encontros entre ACS, famílias e comunidade,
fortalecendo a política de saúde da família em territórios com alta vulnerabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 702.***.***-20 - FERNANDA CLAUDIA MIRANDA AMORIM - UNINOVAFAPI
Externo ao Programa - 2488976 - FRANCISCO PRANCACIO ARAÚJO DE CARVALHO
Interno - 2583935 - OLIVIA DIAS DE ARAUJO
Presidente - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Notícia cadastrada em: 11/07/2025 11:39
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