INTRODUÇÃO: A adolescência, marcada por intensas transformações biopsicossociais, configura um período de vulnerabilidade para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, incluindo o comportamento suicida. Nesse contexto, a escola emerge como um espaço estratégico para a implementação de ações de prevenção e promoção da saúde. OBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de tecnologias educativas-assistenciais voltadas para a prevenção e posvenção ao comportamento suicida no contexto escolar. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico, que utilizará como aporte teórico as etapas propostas por Falkembach (2005). O projeto será desenvolvido em três etapas principais: construção da tecnologia, validação por juízes especialistas e avaliação da eficácia na comunidade escolar. A etapa de construção da tecnologia será operacionalizada por meio de uma revisão de escopo, seguida da modelagem e implementação das tecnologias. A validação da aparência e conteúdo será realizada por especialistas em suicidologia e saúde mental infanto-juvenil. A avaliação da eficácia será conduzida por meio de um estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste, sem grupo de controle, em uma instituição pública vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE). Espera-se que este estudo contribua para a produção de tecnologias psicoeducativas inovadoras e acessíveis, que subsidiem o trabalho de profissionais da saúde e da educação na promoção da saúde mental e prevenção do suicídio entre adolescentes.