Introdução: O número de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista tem crescido, mas os órgãos de saúde alertam que podem ser ainda maiores, pois tem-se percebido uma falha na triagem de crianças na Atenção Primária à Saúde, seja pelo fato dos profissionais desconhecerem esta necessidade, como por não serem instruídos para esta finalidade, além de não se sentirem aptos para tal função. Isto dificulta um diagnóstico precoce, que poderia oportunizar avanços mais significativos nas crianças se fossem feitos em tempo oportuno. Objetivo: Desenvolver e validar um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre triagem de crianças com suspeita de autismo para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico, com abordagem quantitativa, amparada na Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Será desenvolvido um curso a ser inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, voltado para o aperfeiçoamento de profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde, versando sobre a temática da triagem do Transtorno do Espectro Autista. Para isto, iniciará com uma revisão de escopo e a realização de entrevistas semiestruturadas, para conferir o embasamento teórico para a construção do curso. Esta última etapa seguirá as fases exigidas pela plataforma, como descrição, clareza, fundamentação teórica, uso de linguagem acessível voltado para o público-alvo; apresentações que sejam pertinentes, atrativas, objetivas e fáceis de serem interpretadas, de modo que se consiga preencher as lacunas evidenciadas na primeira parte do estudo.