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Banca de DEFESA: REBECA GEOVANA DINIZ MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA GEOVANA DINIZ MORAIS
DATA: 12/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NAS CIÊNCIAS: O Teatro Científico como ferramenta de ensino-aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de Física. Mulheres da Ciência. Teatro Científico. Teoria da Aprendizagem Significativa. Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Pesquisa Translacional.
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

A dissertação de Mestrado sob o título A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NAS CIÊNCIAS: O Teatro Científico como ferramenta de ensino-aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental partiu do seguinte o problema desta pesquisa é: De que maneira o Teatro Científico (TC) contribui como ferramenta de EnsinoAprendizagem na representatividade feminina nas Ciências nos Anos Finais no Ensino Fundamental? Partiu do pressuposto de que ao desenvolver o Teatro Científico com o ensino de Ciências e Física, este proporciona, a valorização da presença feminina na Ciência, a habilidades sociais e humanas necessárias para o crescimento tanto pessoal quanto coletivo. O objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender a importância da visibilidade feminina nas Ciências por intermédio do Teatro Científico sendo empregado como ferramenta de ensinoaprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: refletir acerca da promoção e emancipação das mulheres no campo científico, analisar o papel e o ingresso das mulheres na Ciência, destacando histórias de mulheres cujas descobertas marcaram a Física, utilizar o Teatro Científico para promover o interesse de mulheres pelo campo científico, correlacionar o produto educacional com aportes da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira, fazer uso da pesquisa translacional na unidade teoria-prática na representatividade das mulheres na Ciência, construir um produto educacional, que retrata o papel feminino nas ciências utilizando o Teatro Científico. O estudo proposto tem o potencial de fornecer percepções valiosas sobre a eficácia do Teatro Científico como estratégia de ensino de Física e Ciências, visando a representação feminina no âmbito científico. Os resultados podem contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais, demonstrando como o Teatro Científico pode melhorar a aprendizagem dos conceitos científicos, aumentar a motivação dos alunos e desenvolver habilidades não-cognitivas como autoconfiança, responsabilidade, comunicação interpessoal e trabalho em equipe. Além disso, os resultados podem ajudar a desenvolver diretrizes e recomendações para a implementação bem-sucedida do Teatro Científico no currículo escolar


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2890466 - FÁBIO SOARES DA PAZ
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo ao Programa - 2711564 - RONALDO MATOS ALBANO
Notícia cadastrada em: 01/07/2025 10:42
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