A dissertação de Mestrado sob o título A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NAS CIÊNCIAS: O Teatro Científico como ferramenta de ensino-aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental partiu do seguinte o problema desta pesquisa é: De que maneira o Teatro Científico (TC) contribui como ferramenta de EnsinoAprendizagem na representatividade feminina nas Ciências nos Anos Finais no Ensino Fundamental? Partiu do pressuposto de que ao desenvolver o Teatro Científico com o ensino de Ciências e Física, este proporciona, a valorização da presença feminina na Ciência, a habilidades sociais e humanas necessárias para o crescimento tanto pessoal quanto coletivo. O objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender a importância da visibilidade feminina nas Ciências por intermédio do Teatro Científico sendo empregado como ferramenta de ensinoaprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: refletir acerca da promoção e emancipação das mulheres no campo científico, analisar o papel e o ingresso das mulheres na Ciência, destacando histórias de mulheres cujas descobertas marcaram a Física, utilizar o Teatro Científico para promover o interesse de mulheres pelo campo científico, correlacionar o produto educacional com aportes da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira, fazer uso da pesquisa translacional na unidade teoria-prática na representatividade das mulheres na Ciência, construir um produto educacional, que retrata o papel feminino nas ciências utilizando o Teatro Científico. O estudo proposto tem o potencial de fornecer percepções valiosas sobre a eficácia do Teatro Científico como estratégia de ensino de Física e Ciências, visando a representação feminina no âmbito científico. Os resultados podem contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais, demonstrando como o Teatro Científico pode melhorar a aprendizagem dos conceitos científicos, aumentar a motivação dos alunos e desenvolver habilidades não-cognitivas como autoconfiança, responsabilidade, comunicação interpessoal e trabalho em equipe. Além disso, os resultados podem ajudar a desenvolver diretrizes e recomendações para a implementação bem-sucedida do Teatro Científico no currículo escolar