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Banca de DEFESA: ANTONIO HUANDERSON SOARES MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HUANDERSON SOARES MAGALHAES
DATA: 25/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: Sequência didática para a aprendizagem das leis de Newton com enfoque histórico: Uma abordagem por meio da aprendizagem significativa de Ausubel
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia do Ensino de Física; Aprendizagem significativa; História da física.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O trabalho apresentado a seguir discute e investiga um método de ensino das leis de
Newton, é aplicada uma abordagem do tema proposto no qual se busca esclarecer a
teoria utilizada durante a pesquisa, para tanto foi aplicada uma abordagem que se tem
a utilização de experimentos e texto histórico, buscando assim a compreensão por
parte dos alunos do conteúdo aplicado, com a presente abordagem procurou-se um
engajamento do alunado para assim possibilitar um melhor entendimento por parte
dos mesmos do assunto tratado em sala de aula. A presente dissertação investiga
estratégias didáticas para o ensino das leis de newton, utilizando uma abordagem
histórica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O
estudo parte do desafio enfrentado no ensino médio, especialmente no que diz
respeito ao desinteresse dos alunos e à dificuldade de relacionar os conceitos físicos
ao cotidiano. Assim, o objetivo geral é desenvolver uma sequência didática que integre
textos históricos e experimentação prática como ferramentas de ensino. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicada uma sequência didática estruturada em
cinco encontros, envolvendo leitura e discussão de textos históricos sobre newton,
aulas expositivas sobre as leis do movimento e experimentação com um dinamômetro.
A coleta de dados foi realizada por meio de um pré-teste e um pós-teste, além de
registros em diário de campo. A análise dos resultados seguiu o método de análise de
conteúdo, conforme proposto por Bardin. Os principais referenciais teóricos incluem
David Ausubel (2003), com sua abordagem sobre aprendizagem significativa,
Laurence Bardin (2016), na análise qualitativa dos dados, e Herch Moysés
Nussenzveig (2013), como referência em mecânica clássica. Os resultados indicaram
uma melhoria na compreensão dos conceitos físicos após a aplicação da sequência
didática, com maior engajamento dos alunos e capacidade de relacionar a física com
sua realidade. Assim, conclui-se que a contextualização histórica e a experimentação
são ferramentas eficazes para o ensino das leis de newton, contribuindo para um
aprendizado mais significativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo ao Programa - 2100287 - ALEXANDRE JOSE MEDEIROS DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1676070 - EDIVALDO LEAL QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 16/07/2025 22:32
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