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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DA SILVA ALMEIDA
DATA: 30/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa on-line na plataforma - Link da sala será divulgado na data do exame
TÍTULO: AS REPRESENTAÇÕES DA FILOSOFIA POR VIA DO TEATRO EM SALA DE AULA: POR UMA EDUCAÇÃO COMO ATO POLÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia do Teatro; Educação; Emancipação; Política; Escola
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esta pesquisa é uma análise, além de um levantamento de como ações teatrais e pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Elon Machado Moita, no município de Lagoa Alegre/PI, podem contribuir para melhorar o ensino da filosofia e o processo de emancipação dos alunos e, conseqüentemente, produzir melhor rendimento escolar. O principal objetivo dessa análise é verificar se a partir de técnicas e métodos teatrais é possível construir alunos emancipados, livres e com noção de igualdade nas inteligências. A proposta da pesquisa pauta-se na utilização do teatro como recurso didático nas aulas de filosofia, com a finalidade de estimulação da autonomia do aluno e melhoria na aprendizagem. A questão problema da pesquisa é: com o teatro é possível desenvolver estratégias capazes de fomentar a autonomia dos alunos? Durante a escrita da dissertação há um olhar crítico e mais detalhado sobre as práticas docentes do professor de filosofia, além de questionar metodologias e estratégias de ação. Nas experiências analisadas é possível abordar as concepções de Paulo Freire, a fim de criar condições para que a educação seja libertadora ao invés de opressora. A escolha metodológica para este estudo foi uma pesquisa-ação com caráter descritivo nos moldes de um pesquisador- participante. Ao longo de todo o processo de pesquisa prática foram gerados diversos dados que serviram como fontes para análise: fotos, vídeos, diário de bordo, depoimentos, entrevistas e protocolos (registro em forma de texto ou desenho). A partir disso, ficou evidente que o teatro é uma ferramenta muito potente na transformação da escola e na construção de sujeitos livres e comprometidos com questões sociais e políticas. Porém, a escola ainda se omite em usar o corpo como mecanismo de transmissão de ideias, sendo esse um problema que encontramos, o que poderá abrir horizontes para outros estudos. O aporte teórico da pesquisa ficou delimitado após um levantamento bibliográfico dos seguintes autores: Augusto Boal, ao enxergar no teatro uma possibilidade de aguçar o senso crítico dos indivíduos; Jaques Rancière, ao apresentar a política como um processo coletivo que garante a autonomia da fala; Michel Foucalt, que percebe as instituições educacionais não apenas como locais de transmissão de conhecimento, mas também como espaços onde o poder é exercido e as relações de poder são reproduzidas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Interno - 3159858 - LUCAS NOGUEIRA DO REGO MONTEIRO VILLA LAGES
Presidente - 620.***.***-09 - TIAGO TENDAI CHINGORE - ULM
Notícia cadastrada em: 26/05/2025 15:38
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