Trabalho de conclusão e certificação
  • O trabalho de conclusão do curso do PROF-FILO versará sobre um processo planejado e implementado pelo aluno no contexto de sua prática docente como professor de filosofia, com o objetivo alcançar resultados e suscitar discussões que motivem outras intervenções similares em favor da expansão e da melhoria do ensino de filosofia.O trabalho de conclusão deverá ser apresentado no formato de uma dissertação contemplando a teoria e a prática. Espera-se um estudo teórico sobre o tema trabalhado, podendo incluir revisões bibliográficas, estudos sobre temas, autores ou obras da história da filosofia pertinentes ao tema e análises do saber prático disseminado sobre o tema. Desde que contemple o caráter prático precípuo à própria natureza do mestrado profissional, espera-se que o trabalho inclua, por exemplo: implantação de propostas curriculares ou de unidades ou sequências didáticas, produção e recepção de publicações e demais recursos didáticos (tais como, mídias audiovisuais ou digitais), desenvolvimento de processos ou instrumentos de avaliação, projetos diversos de intervenção no espaço escolar com o acervo cultural e crítico da filosofia etc., que serão sempre acompanhados da avaliação da sua aplicação ou implementação em situações reais de sala de aula (ou similares) envolvendo o público-alvo do processo desenvolvido.
  • A obtenção do título de Mestre em Filosofia do PROF-FILO tem por requisito: completar os créditos mínimos em disciplinas, ser aprovado na qualificação e defesa do trabalho de conclusão do curso; obter suficiência em uma língua estrangeira (conforme regulamento do Núcleo ao qual o aluno está vinculado); e comprovar o envio de pelo menos um trabalho para publicação em revista científica, livro ou anais de evento relacionado ao tema da pesquisa desenvolvida no PRO-FILO.
  • A titulação obtida por um aluno concluinte do mestrado profissional é a de “mestre”. Não há diferença entre o diploma de um aluno do mestrado profissional e do acadêmico. Em ambos os casos, se houver interesse, o formado poderá continuar sua carreira acadêmica e prestar doutorado.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 23/04/2024 12:17