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Banca de QUALIFICAÇÃO: NASSIS ALENCAR OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NASSIS ALENCAR OLIVEIRA
DATA: 03/11/2025
HORA: 16:00
LOCAL: CCHL
TÍTULO: PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA: O uso de estratégias lúdicas dentro do processo de ensino-aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Ludicidade. Homo Ludens. Práticas Dialógicas.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esse estudo tem como objetivo geral analisar as práticas dialógicas para o ensino de Filosofia, partindo de metodologias ativas de estratégias lúdicas e sua relevância dentro do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento integral dos educandos. No cenário educacional, a proposta de implantação da filosofia como uma disciplina na rede pública que integra o ensino médio, o contexto da realidade educacional no que toca a filosofia tem evidenciado, por um lado, avanços significativos e por outro, uma quietude silenciosa, mas sentida nas práticas em sala de aula. Se, de fato, reconhecemos que a Filosofia seja uma disciplina que contribui auxiliando na reflexão acerca do ser humano, sociedade e mundo, sendo este um ser biopsicossocial, em outro momento, consta-se a reprodução de um ensino e aprendizagem doutrinário e enrijecido em paradigmas arcaicos, carentes de autonomia e melhorias nesse ensino para voltar-se a finalidade de fazer com que o ser reflita sobre a vida, a ética e o mundo social (Baptista; Silva Júnior e Serra, 2015). O tema desta pesquisa trata das “PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA: O uso de estratégias lúdicas dentro do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a questão norteadora de trabalho interroga: Qual a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Filosofia? De que forma os professores podem utilizar a ludicidade dentro de práticas dialógicas para o ensino de Filosofia na construção de uma educação prazerosa e significativa? O método que norteou a pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos de pesquisa esta se trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos, pesquisa de campo e bibliográfica. Conforme proposto, os resultados deste estudo e embasado na literatura, o uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia. Por outro lado, embora haja uma familiaridade dos alunos em relação a gamificação na prática [91.7% deles fazem / fizeram uso de jogos], é preciso deixar claro que gamificação vai além disso. A gamificação consiste em usar elementos, estratégias e pensamentos dos jogos fora do contexto de um game, no ambiente de aprendizagem. Com isso, a pesquisa evidencia que o ensino de Filosofia não reduz a disciplina a superficialidade, mas amplia as possibilidades de formação integral, afirmando ainda o papel da Filosofia enquanto momento e espaço de liberdade e criação de sentido, contribuindo para uma educação que, de acordo com o pensamento freiriano, reconhece o ser humano como ser inacabado, e assim, em continua busca de ser mais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1210409 - DEYVISON RODRIGUES LIMA
Interno - 622.***.***-68 - ALEXANDRINA PAIVA DA ROCHA - IFPI
Externo ao Programa - 1304000 - JOSÉ LUÍS DE BARROS GUIMARÃES
Notícia cadastrada em: 03/11/2025 09:50
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