Banca de QUALIFICAÇÃO: ZULMIRA BARREIRA SOARES NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZULMIRA BARREIRA SOARES NETA
DATA: 01/10/2018
LOCAL: sala de aula da pos graduação em enfermagem
TÍTULO: ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER PARA PRÁTICAS CORPORAIS: UM OLHAR SOBRE O TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA
PALAVRAS-CHAVES: Espaços públicos; atividade física; Atenção básica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Este estudo se propõe a fazer uma identificação dos espaços e ações de atividades físicas e práticas corporais dos territórios de atuação das equipes da Estratégia de Saúde da Família – ESF apoiados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF do município de Teresina, Piauí. Assim, esta pesquisa virá a subsidiar a população, as equipes de saúde e gestores, a partir da investigação dos espaços e ações relacionados às atividades físicas e práticas corporais existentes nestes locais, assim como também possam intervir junto à comunidade, desenvolvendo ações nos espaços existentes em prol de uma vida mais ativa para as pessoas. Este estudo caracteriza-se por ser do tipo quantitativo, descritivo, transversal, a ser realizado em duas etapas, primeiro por meio de análise documental dos espaços existentes, na Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), e depois junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), matriciados pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), serão ainda coletadas informações sobre a renda domiciliar e densidade populacional dos territórios avaliados no site do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Serão público alvo os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na ESF e esta amostra totaliza 116 profissionais. Os dados levantados nos dois instrumentos de coleta de dados serão digitados em planilha do Excel, para posterior inserção e análise estatísticas no software SPSS. Este projeto será enviado Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os profissionais entrevistados assinarão Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se então, através do levantamento destas informações, construir um material gráfico instrutivo (mapa e folder ou cartilha) com as informações dos espaços e ações relacionadas a atividades físicas e práticas corporais nos territórios de cobertura das equipes da ESF matriciados pelo NASF.

Externo à Instituição - ALEX SOARES MARREIROS FERRAZ - UFC
Interno - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Presidente - 423298 - MARIZE MELO DOS SANTOS