A prática do professor alfabetizador no processo de letramento do aluno
Letramento. Alfabetização. Prática Pedagógica
A alfabetização é uma das principais etapas escolares para as crianças, representando, muitas vezes, o primeiro contato formal com a técnica da leitura e da escrita. Várias pesquisas são realizadas para melhorar a prática do professor alfabetizador. A partir disso, buscamos algumas respostas sobre essa prática e o uso dos seus conhecimentos sobre letramento, ou seja, nosso interesse é descobrir se o professor alfabetizador da rede municipal de Teresina (Pi) alfabetiza letrando. Para adquirirmos tais respostas, nossa pesquisa teve como principal objetivo investigar as práticas pedagógicas de professores alfabetizadores e sua relação com o processo de letramento. A elucidação teórica desta pesquisa partiu, principalmente, das leituras de Bortoni-Ricardo (2010), Kato (1995), Kleiman (2008), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (2000/2003/2007), Street ([1984]2014), entre outros. Investigamos a prática pedagógica de alfabetizadores em 02 (duas) escolas públicas municipais, uma da zona urbana e a outra da rural. Elegemos duas professoras, uma de cada escola. Nossa pesquisa foi do tipo qualitativa dentro de uma perspectiva etnográfica, tendo como instrumentos de coletas de dados a observação participante, questionários, entrevista semiestruturada associada à compreensiva. Tais procedimentos de coletas de dados ainda estão sendo realizados, para que posteriormente sejam submetidos à técnicas de análises e produção de resultados.