Análise Semiótica da Beleza em Anúncios Publicitários de Maquiagem
Publicidade. Imagem. Semiótica Social.
Com o objetivo de investigar a formação de sentido em textos multimodais do gênero anúncio publicitário, este trabalho analisa as relações presentes entre as linguagens verbal e não verbal na estrutura interativa e composicional dos mesmos. Especificamente, descreve os processos semióticos presentes na estrutura dos textos, com fins a uma investigação da contribuição persuasiva de conceitos de beleza possivelmente trazidos ideologicamente na sua estrutura. Estudos de imagens em conjunto com textos verbais surgiram a partir da necessidade de se compreender como funcionaria a utilização de recursos semióticos na construção de sentidos produzida pelos mesmos. Nesse contexto, esta pesquisa tem o intuito de investigar o processo de construção de sentido do conceito de beleza em anúncios publicitários de maquiagem, focalizando a relação das semioses constituintes do discurso. Busca-se, assim, analisar essa construção conceitual da beleza em anúncios publicitários específicos, por meio de sua composição multimodal, priorizando-se o seu caráter interativo/interpessoal, e buscando-se, por meio da análise semiótica social, notadamente da Gramática do Design Visual (Kress & van Leewen, 2006) perceber o papel social e ideológico do conceito de belo divulgado pela publicidade com fins persuasivos. Neste trabalho, a metodologia utilizada será exploratória, de base qualitativa, com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 10 anúncios publicitários recolhidos em revistas femininas brasileiras. Com o desenvolvimento desta pesquisa, tem-se a intenção de observar essa ideologia de beleza e seu comportamento como elemento construtor de argumento para a venda de produtos que, teoricamente, atenderiam a essa demanda do público alvo de adquirir o que socialmente é aceito enquanto belo.