A presente pesquisa intitulada “Um estudo indiciário sobre a relação leitura e escrita na produção de textos dissertativo-argumentativos por estudantes universitários” tem por objetivo observar, a partir de textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos universitários concludentes, indícios que revelem leituras de textos variados e possíveis relações com as MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS CURSO DE MESTRADO EM LETRAS produções textuais dos sujeitos pesquisados, no intuito de observar como eles organizam o diálogo trazido no texto escrito. Parte-se da seguinte problemática: Que indícios revelam leituras de textos variados e possíveis relações com as produções textuais dos sujeitos pesquisados e como esses sujeitos sociais organizam o diálogo trazido no texto escrito? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa bibliográfica e de campo a partir de uma abordagem sóciohistórica. A coleta de dados foi realizada na Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira que se caracteriza por ofertar o Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, no qual foram aplicados roteiros de questionários, questionários e proposta de produção textual com os discentes do curso, sujeitos da pesquisa. O trabalho ancora-se nos pressupostos teóricos que têm por base o caráter dialógico da linguagem a partir das noções teóricas de dialogismo, responsividade de Bakhtin (2006; 2011; 2014), além do aporte teórico-metodológico intitulado de Paradigma Indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989; 2006) que guia o trabalho de investigação voltado para a singularidade, a procura de indícios particulares de cada texto analisado, que sirvam de embasamento para a constituição de hipóteses explicativas sobre como os sujeitos revelam em sua produção escrita a referência às leituras por eles realizadas, marcando ou não processos intertextuais.