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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMEM LÚCIA DA CUNHA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEM LÚCIA DA CUNHA ROCHA
DATA: 27/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: O desenvolvimento de estratégias de leitura no 1º ano do ensino médio: uma proposta de pesquisa-ação.
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Leitura. Ensino. Pesquisa-ação.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A leitura é uma prática social indispensável na vida do homem que se faz presente em muitos contextos ou situações de comunicação. Por conta disso, não podemos negar sua influência e, muito menos, deixá-la à margem do ensino. É necessário que a aprendizagem da leitura, sobretudo das estratégias, sejam pontos centrais nas propostas de ensino, pois reconhecemos que é preciso desenvolver no aluno estratégias diversificadas de leitura, que o levem a interagir, reconhecer e compreender textos escritos diversos, tornando-se, ao mesmo tempo, um leitor crítico, experiente e autônomo. Desta forma, percebendo então a real necessidade de trabalhar a leitura na educação básica, este trabalho objetiva desenvolver estratégias de leitura com estudantes do 1º ano do ensino médio e observar de que modo isso interfere em sua competência leitora. O trabalho apresenta em seu aporte teórico a abordagem cognitiva/metacognitiva, por levar em conta não só os aspectos socioculturais como também psicolinguísticos da compreensão em leitura, Boruchovitch (2001, 2007), Boruchovitch; Gomes (2005), Boruchovitch; Oliveira, Santos (2009), Boruchovitch; Mecuri (1999), Boruchovitch; Cunha (2012), Dehaene (2012; 2013), Smith (1989), Kintsch e Rawson (2013), Schaill (1980), discutimos também as noções de leitura, ensino, concepções e modelos de leitura ancoradas em Atié (2007), Freire (2011), Silva (1986, 2011), Martins (2012), Koch (2002), Soares (2002), Buchler (2009,) Geraldi (1985), Matencio (1994), Kleiman (2008), Leffa (1996), Kato (1999), conta ainda com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (2006) no tocante ao ensino da Língua Portuguesa, bem como os postulados de Solé (1998) no que diz respeito às estratégias de leitura. Como metodologia proposta para este estudo, adota-se a pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1986), desenvolvida em uma escola pública de São Mateus/Ma, referindo-se a uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Para tanto, utilizamos cinco instrumentos de pesquisa, dentre eles, inicialmente um questionário inicial, depois uma prova diagnóstica (utilizada na seleção dos alunos), em seguida as estratégias de leitura realizadas por meio de atividades em sala, e, por último, o questionário de verificação I sobre a pesquisa e suas contribuições, além das anotações feitas pela pesquisadora durante o estudo. Como dados parciais, observa-se o papel significante da pesquisa-ação nas propostas de ensino da leitura. Ao mesmo tempo, notamos a ocorrência de dados variados, no que diz respeito: i) no início, a falta de compreensão textual foi considerada um dos problemas que mais afetava a aprendizagem do aluno, após trabalharmos em cima desse problema, observamos que alguns alunos já conseguiam ler ao ponto de inferir algumas ideias do texto, destacar a ideia principal e atender aos objetivos de cada atividade realizada, mostrando-se participativos; ii) ao compararmos os dados do questionário inicial com o questionário de verificação I, notamos que a maioria dos alunos conseguiu dar um outro olhar para a leitura, enquanto que alguns permaneceram com as mesmas concepções anteriores de leitura; ii) a partir da leitura de textos variados, constatamos que os alunos fizeram uso de estratégias de leitura, bem como se sentiam mais interativos, quando a atividade partia de objetivos, da motivação, das previsões de leitura, sendo também a leitura compartilhada uma das estratégias muito utilizadas; iii) a maior problemática encontrada foi perceber que todos eles apresentavam uma concepção de resumo bastante limitada, apresentando dificuldades na sua produção.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - BÁRBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/08/2018 11:14
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