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Banca de DEFESA: THALITA CHRISTINA CAVALCANTE ARRÉ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA CHRISTINA CAVALCANTE ARRÉ
DATA: 27/06/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AFFORDANCES SOBRE O AUDIOVISU-AL COMO TECNOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIO-NAIS EM ESCOLA BILÍNGUE
PALAVRAS-CHAVES: Recurso audiovisual. Escola Bilíngue. Formação continuada de professores.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Nos últimos anos, percebe-se a necessidade de programas de formação continuada para o professor que atua na educação bilíngue, pois é uma área que surgiu há pouco tempo no Brasil e que tem crescido e ganhado importância. Por ser uma área nova, os cursos de formação de professores nas áreas de Letras e de Pedagogia ainda não possuem um programa que dê suporte específico a esse contexto escolar. Dessa forma, decidiu-se ensejar reflexões sobre o recurso audiovisual como suporte na aprendizagem de línguas no ensino bilíngue. O presente trabalho tem como objetivo verificar, por meio de uma pesquisa-ação que investigou o uso dos recursos audiovisuais, as affordances sobre o uso desses recursos antes e após um curso de formação continuada aplicado a professores de uma escola bilíngue, assim como analisar de que modo essas percepções influenciam nas suas práticas pedagógicas. Para fundamentar esse estudo, o aporte teórico-metodológico se estrutura  com base em discussões sobre educação bilíngue (SIGUAN & MACKEY, 1987; HORNBERGER, 1991; MOURA, 2010; MEGALI & LIBERALI, 2011, 2016; DE MEJÍA, 2013), sobre o professor reflexivo (KLEIMAN, 2001; MAGALHÃES, 2001; LIBANÊO, 2010; GUEDIN, 2010; CELANI, 2010; PIMENTA, 2010; MOURA, 2010; GOMES, 2013), sobre a Teoria das Affordances (GIBSON, 1971, 1979, 1986) e nas discussões acerca do uso de recurso audiovisual no ensino de língua adicional (CANNING, 2003; HOLLEBEN, 2007; SECATTO, 2010; KLENEVSKAYA, MASLOVA, 2013; GOMES, 2014; BRITISH FILM INSTITUTE, 2017). Após as reflexões no curso de formação continuada, os resultados indicaram que os procedimentos adotados nas práticas pedagógicas dos professores passaram a ter mais planejamento, mais preparo e que esses professores passaram a ter mais segurança ao utilizar o audiovisual em sala de aula. O grupo de professores manteve as percepções que já existiam antes do curso; não houve, entretanto, modificações na percepção das affordances apresentadas durante as reflexões no decorrer do curso de formação continuada. Os resultados alcançados também indicaram modificações nas ações pedagógicas dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPI
Externo à Instituição - MARIA ELDELITA FRANCO HOLANDA - UESPI
Notícia cadastrada em: 06/06/2019 08:48
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