Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do ethos de Whindersson Nunes através dos discursos proferidos pelo comediante em vídeos de seu canal no YouTube. As análises são feitas à luz da Análise do Discurso, como foco na teoria Semiolinguística e na Retórica. Partindo do dos elementos que visam à persuasão apresentados por Aristóteles – ethos, pathos e logos, até chegar a teóricos contemporâneos como Amossy (2008, 2018), Maingueneau (2008) e Charaudeau (2007, 2008 e 2017), são analisados o ethos prévio e o ethos presente do humorista, além dos ethé de credibilidade (seriedade, virtude, competência). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto de cinco vídeos publicados pelo humorista em seu canal no YouTube, em 2018. Os resultados parciais mostram que W. Nunes se apropria de temas tais como: relações familiares, comentários de filmes e o dia a dia de pobres e ricos, dentre outros assuntos, para produzir humor, revelando imagens de simplicidade, sagacidade e comicidade. O contrato de comunicação é regido por espaços de restrições e estratégias, sendo estas últimas representadas pela legitimidade, credibilidade e captação. A conclusão parcial é de que o discurso humorístico, na sociedade atual, apresenta-se como o mais consumido, mais comentado e mais compartilhado, traduzindo-se num poderoso instrumento ideológico.