O grande desafio das escolas é formar leitores que sejam capazes de se inserirem de forma efetiva nas práticas sociais, porém, a realidade comprova um cenário preocupante, alunos que não conseguem usar a leitura no seu dia-a-dia, dificultando assim a sua inserção no social. No campo da EJA, o conceito de letramento tem ajudado e permitido refletir sobre os conhecimentos e valores envolvidos nas práticas de leitura vivenciadas por jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho com o tema práticas de leitura em eventos de letramento escolar de discentes da sexta etapa da EJA de uma escola pública da zona sudeste de Teresina-PI com o objetivo geral de Verificar como as práticas de leituras se constituem nos eventos de letramento escolar dos discentes da sexta etapa, correspondente ao 1° e 2° anos do ensino médio, da EJA de uma escola pública da zona sudeste de Teresina-PI. Para tanto, baseamo-nos em referenciais teóricos em Soares (1998; 2004; 2008); Tfouni (1997); Rojo (2009); Street (2014); Freire (2011); Pietri (2009); Dehaene (2012); Koch (2009); Solé (1998); Sim-Sim (2007); Magalhães Neto (2017); Dell’isola (2001) entre outros. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa de viés etnográfico, o que implica o contato direto do pesquisador com o campo pesquisado, assim como, o método indutivo, no qual, se fundamenta a partir de dados da própria cena social sem pretensão de refutar ou provar o produto de seus achados, mas sim, acrescentar outras/novas perspectivas para elucidar o objeto investigado.