O gênero Relatório de Iniciação Científica é de grande importância para o desenvolvimento intelectual e científico dos graduandos, já que é exigido em Programas de Iniciação Científica (PIBIC), como forma de relatar o desenvolvimento e os caminhos percorridos para se chegar aos resultados da pesquisa, que normalmente é vinculada a um projeto de pesquisa maior. Esse gênero, normalmente, só é divulgado se publicado em forma de artigo científico, pois sua circulação se dá mais entre aluno-pesquisador, orientador e agências de fomento. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo analisar e descrever o funcionamento do gênero Relatório de Iniciação Científica, produzidos por alunos do curso de Letras, da Universidade Federal do Piauí, de modo a investigar o propósito comunicativo e a função social do gênero, bem como analisar a concepção desse gênero em documentos oficiais disponibilizados pelos órgãos competentes. Além disso, analisaremos sociorretoricamente a seção de análise e discussão dos dados a fim de verificar como essa seção é construída pelos alunos de IC do curso de Letras. Para realização deste estudo, partimos dos estudos sociorretóricos de gêneros, encabeçados por Miller (2012 [1984]); Bazerman (2005), Devitt (2004) e Swales (1990, 2004, 2016). O corpus é formado por 13 relatórios da área de Linguística, em que serão realizadas análises textuais para identificar como é construída a seção de análise e discussão dos dados, com base na noção de passo retórico, definida por Swales (1990). Para análise contextual, serão realizadas entrevistas com alunos-pesquisadores e orientadores para investigar a situação retórica, o propósito comunicativo, o sistema de gêneros e a consciência retórica dos autores dos relatórios.