Ser letrado digital e visualmente são necessidades imprescindíveis para os dias atuais visto que o maior acesso às tecnologias que temos hoje, sejam elas digitais ou não, favorece a proximidade com práticas socioculturais que requerem o uso de recursos digitais e visuais. Tendo em vista a presença constante do digital e do visual na vida em sociedade, o objetivo desta pesquisa é verificar de que forma o curso de Letras Português do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD UFPI) forma professores letrados digital e visualmente, e capazes de formar alunos igualmente letrados. A fundamentação teórica da pesquisa apoia-se, sobretudo, nas teorias sobre multimodalidade: Kress (2010), Vieira e Silvestre (2015); letramento/multiletramentos: Kleiman (2005), New London Group (1996), Rojo e Barbosa (2015); letramento digital: Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Corrêa (2006), Pereira (2017), Coscarelli (2017); letramento visual: Barbosa (2017), Callow (2008), Kress e van Leeuwen (1996), Sardelich (2006), Serafini (2014); formação de professores: Brasil (2015), Gomes (2019), Soares e Cunha (2010); currículo: Penin, Galian e Valdemarin (2014), Sacristán (2013), Veiga (1998). Os corpora do estudo são compostos pelo projeto político-pedagógico (PPP) do curso de Letras Português do CEAD UFPI e de uma amostra de materiais didáticos de três disciplinas do eixo linguístico do curso. A análise será realizada em duas etapas. Primeiramente, o PPP do curso será analisado, em seguida, as amostras das disciplinas. Nas duas etapas, as investigações consistirão em identificar se há espaço para o letramento digital e para o letramento visual nos corpora, por meio da análise de frases, expressões e referências, no PPP, e atividades, nas amostras de material didático.