Esta pesquisa tem como objetivo analisar os discursos sobre a formação continuada de professores alfabetizadores participantes do programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, investigando como os professores alfabetizadores de classes multisseriadas de Caxias-MA, avaliam o programa e quais as implicações quanto à participação nas quatro etapas formativas oferecidas pelo Governo Federal, em Parceria com Estados e Municípios. Desse modo, busca analisar como os professores alfabetizadores de Classes Multisseriadas de Caxias-MA avaliam e ressignificam a formação do PNAIC nas localidades da zona rural de Caxias-MA, assim também, como representam e normalizam relações de poder presentes no processo formativo. Tem como arcabouço teórico os estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC), principalmente, por permitir desvelar, na constituição das políticas de formação, quais os discursos que mascaram um processo histórico voltado, notadamente, para uma política de manutenção da desigualdade social, promovida por meio da linguagem e das relações estabelecidas por ela. Nesse campo utiliza as abordagens de Fairclough, 2001, 2003, 2011; Wodak e Meyer, 2009; Magalhães, 2017; Thompson, 2011; Batista Jr, Sato e Melo, 2018. Metodologicamente nos propomos a realizar estudo qualitativo, a partir de pesquisa de campo, por meio de entrevistas com os professores das turmas multisseriadas que participaram de todas as etapas formativas do programa PNAIC e operacionalizadas em classes multisseriadas do munícipio de Caxias-MA. As análises organizaram-se em quatro categorias principais: avaliação, modalização, ideologia e interdiscurso, que apontam discrepâncias na visão e recepção quanto a participação no programa de formação de continuada - PNAIC.