O objeto de estudo desta pesquisa é a competência comunicativa oral de alunos de uma escola pública da capital do Piauí, com base no conceito de competência comunicativa desenvolvido por Dell Hymes (1974).Tem-se, pois, como objetivo geral investigar a competência comunicativa oral dos alunos de ensino médio de uma escola pública piauiense, à luz da etnografia da comunicação. Para o alcance desse objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever eventos de fala de professores e alunos da 3ª série do ensino médio, em ambientes formais de aprendizagem; analisar as atividades propostas pelo professor referentes ao ensino da oralidade e apontar, dentre as atividades analisadas, aquelas que desenvolvem a competência comunicativa oral dos estudantes. O estudo fundamenta-se teoricamente ainda nos estudos de Bagno (2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2013, 2017), Costa (2014, 2016), Erickson (2004), Antunes (2003), Gumperz (2013), Faraco (2012), Botelho (2012), Marcuschi (2010), Rojo (2009) e Soares (2017). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés etnográfico, adotando-se as categorias analíticas desenvolvidas por Hymes (1974) na etnografia da comunicação, conhecidas como modelo SPEAKING, das quais se utilizaram apenas três: participantes, ambiente e normas. Até o momento da coleta e análise dos dados, temos verificado que a gramática normativa ainda é o eixo das discussões em sala e que foi prejudicada a interação entre professor e aluno, por estar se processando num ambiente virtual que ora se apresenta como alternativa ao ensino em tempos de pandemia, já que o ambiente virtual não favorece as trocas interativas.