Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de leitura e escrita em contexto escolar, de aulas remotas, via WhatsApp, tomando por referência os eventos que ocorrem em sala de aula, no ambiente online, de estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do III Segmento, 1 0 ano do ensino médio não regular do turno da noite de uma escola pública estadual de Timon - MA Como aporte teórico consideramos necessárias as contribuições de Barton & Lee (2015); Street (2014[1984]); Soares (2002-2017); Bakhtin (1992); Rojo (2002); Kleiman (2005-2008); Magalhaes Neto (2017), Lopes (2006), dentre outros. Dessa forma, foi necessário verificar, descrever, quantificar e analisar as práticas e os eventos de letramento que ocorreram nesse ambiente, destacando também de que forma a leitura e a escrita se manifestaram como elementos de importância na trajetória de vida dos pesquisados. Pesquisas recentes acerca do tema, sobretudo no contexto da EJA, como as de Brito (2016) e Santos (2016), apontam que o ensino nessa modalidade se torna mais significativo quando a prática docente se dá de forma a valorizar práticas de letramento situadas em contextos reais, valorizando a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos. Pela natureza deste trabalho, foi adotada uma metodologia de pesquisa exploratória, descritiva, quali-quantitativa de cunho etnográfico, na qual observamos quais os eventos de letramento aconteceram em sala de aula virtual e quais as contribuições da leitura e da escrita para a vida desses alunos, com o uso dessa nova ferramenta pedagógica de aulas remotas. Dessa forma, fizemos o registro desses eventos e as suas devidas contribuições} em seguida, procedemos as análises com base nas categorias definidas na pesquisa.