Esta dissertação está inserida dentro dos estudos literários, sobretudo, na relação da literatura e as outras artes, no nosso caso, a pintura. A pesquisa tem como corpus a narrativa literária Coivara da memória (1996), do escritor brasileiro Francisco J. C. Dantas e as telas do pintor brasileiro contemporâneo Alfredo Vieira. O estudo tem como objetivo investigar o neorregionalismo brasileiro nas telas de Alfredo Vieira a partir de Coivara da memória, de Francisco Dantas. Dessa maneira, as produções pictóricas de Alfredo Vieira estabelecem um diálogo com a proposta neorregionalista, uma vez que as telas de Alfredo estão em convergência com a pintura regionalista brasileira representada por Almeida Júnior, Candido Portinari, dentre outros, isto representa que o pintor está inserido dentro da tradição da linguagem pictórica regionalista brasileira. Para delinear a pesquisa utilizamos como aporte teórico, a saber: Literatura brasileira contemporânea e suas tendências: Schollhammer (2009), Brito (2017), Pellegrini (2007); Arte brasileira contemporânea e suas tendências: Amaral (2005); (2006), Ribeiro (2012), Benjamin (2017), Gonçalves (1997), Clüver (2006); Sobre a teoria da literatura temos a contribuição de Candido (1997), Coutinho (2004), Bakhtin (2019), dentre outros. Desse modo, esta pesquisa possui uma importância social, pois se situa na possibilidade de oferecer ao futuro leitor e aos outros pesquisadores um olhar crítico– interpretativo sobre o processo de revisitação das estéticas literárias brasileiras, no nosso caso, o neorregionalismo, e como a literatura e a pintura possuem uma relação que vai além do estético e temático, pois possibilitam um olhar mais valorativo sobre o Brasil e seus aspectos culturais e formativos.