A experiência de leitura do texto literário em contexto escolar pode não está sendo frutífera, pois os índices nas competências e habilidades leitoras do leitor jovem estão baixos. Essa experiência possivelmente está atrelada ao modo como é abordado o texto literário em sala de aula e como esse leitor/aluno recepciona esse texto. Apesar disso, há experiências de práticas de leitura literária em âmbito escolar que não medem esforços para que esse quadro se reverta. O projeto “Filminutos” desenvolvido no Liceu Piauiense pode ser um exemplo disso, pois incentiva o hábito da leitura de textos literários e propõe a produção amadora de curtas-metragens a partir dessa leitura. Nesse entremeio, o leitor/aluno recepciona o próprio projeto, os textos literários lidos, os textos fílmicos (roteiros) e os curtas-metragens produzidos. Tendo-se consciência da importância de projetos como esse, nosso objetivo geral é compreender como se deu a partir da efetivação do projeto “Filminutos 2018”, o processo de recepção estética do próprio “Filminutos 2018”, dos textos literários, dos roteiros e dos curtas-metragens pelos Leitores literários do Liceu Piauiense. Para alcançarmos esse objetivo, nos apoiamos em Zilberman (1989); Jauss (1994); Iser (1996), dentre outros. Auxilia-nos na discussão da abordadem do texto, da leitura em literatura e de metodologias para seu ensino inseridas em sala de aula, Aguiar e Bordini (1993), Yunes (2012), dentre outros. Ajuda-nos a entender melhor a intersemiose entre literatura e cinema e sua relação com o ensino, Corseuil (2005); Heller, Schmitz e Volmer (2007); Dering e Filetti (2013), dentre outros. Nossa metodologia conta com um estudo de caso sobre o projeto “Filminutos 2018”, pesquisa de campo (observação direta extensiva), entre outros procedimentos
metodológicos apoiados em Marconi e Lakatos (2003); Freitas e Prodanov (2013), dentre outros.