A presente pesquisa tem como objeto de estudo os significados dos letramentos (leitura e escrita) para os idosos que participam da Universidade Aberta da Terceira Idade- UNATI da Universidade Estadual do Piauí, evidenciados em suas narrativas autobiográficas. Atualmente observamos o grande aumento populacional dos idosos e sua relação com o analfabetismo no Brasil, e, embora vivam em uma sociedade letrada, têm dificuldades nas práticas de leitura e escrita, pela carência de programas voltados para esse grupo. Dessa forma, a presente pesquisa pretende como objetivo geral: analisar os significados dos letramentos (leitura e escrita) para os idosos, evidenciados em suas narrativas autobiográficas. Assim, o presente estudo justifica-se levando em conta a importância do papel social no contexto do envelhecimento e considerando que a linguagem é essencial para a qualidade de vida desses sujeitos, estudar os letramentos dos idosos por meio da leitura e da escrita se faz necessário, pois é pela linguagem que os sujeitos se constituem no decorrer de toda a vida, por meio das trocas simbólicas estabelecidas em atividades linguístico- discursivas de leitura e de escrita, sendo estas tomadas como eventos privilegiados de interlocução para sujeitos que estão envelhecendo. Para nortear a pesquisa adotamos as seguintes questões: a) de quais práticas letradas, os sujeitos dessa pesquisa vêm participando ao longo da vida? b) quais as atividades de letramentos auxiliam os idosos em suas atividades cotidianas? c) qual a contribuição dos letramentos (leitura e escrita) para a qualidade de vida e autonomia dos idosos? d) quais os significados dos letramentos (leitura e escrita) para os idosos, evidenciados em suas narrativas autobiográficas? A presente pesquisa é de campo, descritiva, com abordagem qualitativa e de cunho narrativo autobiográfico. A amostra foi composta por 10 idosas na faixa etária de 64 a 82 anos.