O projeto de pesquisa apresentado evidencia o estudo da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância lida em voz alta e/ou oralizada por esta pesquisadora com um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI, como dispositivo para a produção de práticas literárias para a escuta de textos, intituladas pela pesquisadora de mediações performáticas. Numa mediação performática são associados ao texto narrado elementos do próprio corpo como as modulações da voz, gestos e expressões faciais e elementos externos como a música, a dança, a roda, o toque de um instrumento, um ruído, o uso de adereços, dentre outros, que se juntam ao espaço-tempo-literário para criar uma ambiência performática, no antes-durante-depois da leitura. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo principal investigar como a literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância lida em voz alta e/ou oralizada por uma contadora de histórias/mediadora, pode ser um dispositivo capaz de incentivar a produção de práticas literárias para a escuta de textos (mediações performáticas), em um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI, levando-se em conta suas subjetividades, o corpo e a arte. Como objetivos específicos a pesquisa se propõe a: promover oficinas de escuta da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância, com um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI; possibilitar a vivência de mediações performáticas para a escuta da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância, com um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI; problematizar os saberes/conhecimentos invisibilizados a partir da escuta da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância, com um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI; incentivar a produção de práticas de escuta da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância (mediações performáticas), com um grupo de graduandas do curso de Letras da UFPI. Sendo assim, a literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância, lida em voz alta e/ou oralizada por uma contadora de histórias/mediadora, surge como uma das inúmeras possibilidades de se trabalhar a cultura africana e afro-brasileira, contempladas pela Lei 10639/03, através da literatura. A metodologia da pesquisa será do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e a realização de oficinas de escuta da literatura com a temática da cultura africana e afro-brasileira para a infância com um grupo de 10 a 12 alunas do curso de Letras da UFPI, que sejam atravessadas literalmente e/ou corporalmente pela temática. A pesquisa será fundamentada, principalmente, nos estudos de oralidade, performance, contação de histórias, experiência e presença do corpo, estando inserida na perspectiva epistêmica decolonial, em autores como: Hampâté Bâ (1977); Vansina (1982); Ong (1998); Zumthor (1997; 2000); Cohen (2002); Larrosa (2004; 2015); Amarilha (1997; 2006; 2012); Busatto (2003; 2006); Machado (2004); Debus (2017); Girardello (2014); Matos (2005; 2009); Gumbrecht (2010); Diniz (2016); Boaventura (2009); Nelson Maldonado-Torres (2005), Anibal Quijano (2005), dentre outros.