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Banca de DEFESA: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS
DATA: 18/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa de Tese de Doutorado
TÍTULO: LETRAMENTOS E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS ESTUDANTES DE LETRAS/PORTUGUÊS/UFPI: uma construção narrativa
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos. Identidade Profissional Docente. Formação inicial. Narrativas Autobiográficas
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos dos letramentos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí/UFPI e lança o olhar para os letramentos e as identidades profissionais docentes, delimitando como objetivo principal investigar os letramentos e o processo de constituição da identidade profissional docente, na formação inicial dos estudantes do curso de Letras/Português/UFPI, haja vista o processo de graduação ser um momento de importantes decisões no que diz respeito ao reconhecimento e atuação dos sujeitos como profissionais, nesse caso, docentes. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, tendo Street (1984, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) entre outros como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Apoia-se ainda na Teoria Social de Identidade(s) como construção social fragmentada(s) e descentralizada(s) (HALL, 2006), as quais “não estão nos indivíduos, mas são construídas nas interações com as pessoas” (MOITA-LOPES, 2002, p.47) e por meio das narrativas de si (RICOEUR, 1997), inseridas nas relações de ordem intrapessoal, interpessoal e institucional, por isso, sempre em constantes mudanças. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português/UFPI. Os dispositivos metodológicos adotados para o procedimento de coleta de dados foram narrativas autobiográficas escritas, fruto de seis telas de conversas realizadas com os nove sujeitos colaboradores da investigação. No que se refere ao aporte teórico-metodológico, consideram-se as narrativas um instrumento de mediação na revelação das identidades, fruto de reflexões de vida dos próprios sujeitos, de acordo com Passegi (2013), Josso (2010) e Warschauer (2017). O estudo apontou resultados relevantes do ponto de vista sociocultural e acadêmico-científico, evidenciando a constituição de uma identidade docente pautada em diferentes letramentos - construídos nas diversas esferas e contextos sociais -, negociada com as experiências realizadas durante toda a trajetória de vida dos sujeitos, destacando a formação inicial acadêmica como a instância principal de formação para a profissionalização. Os resultados conferem ainda às narrativas autobiográficas importantes espaços de (re)configuração da (auto)imagem dos sujeitos colaboradores e de (re)construção de suas identidades profissionais docentes, em formação inicial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - STELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 16:24
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