Esta tese segue os pressupostos epistemológicos e metodológicos da etnografia da comunicação, apoiados pela sociolinguística interacional e teoria da polidez. Para tanto, o objetivo geral é investigar estratégias de comunicação no contexto sociocultural do Povoado Monteiro de Timon (MA), de modo a considerar fenômenos da interação comunicativa inerentes a seus habitantes. Para se alcançar essa finalidade, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: a) Descrever eventos comunicativos pertinentes aos moradores do Povoado Monteiro, constituídos na interação verbal, por intermédio de componentes etnográficos previstos por Saville-Troike (2005); b) Identificar e analisar as estratégias de polidez nas interações verbais entre os moradores da comunidade, a partir do modelo analítico previsto por Cunha (2009), que preconiza a descrição de três categorias: atos de fala profiláticos, atos de fala não profiláticos e máximas da interação; c) Descrever e analisar estratégias comunicativas de polidez que ainda não foram previstas, bem como evidenciar aquelas que são mais e menos produtivas no corpus. Para o estudo dos padrões de comportamento comunicativo dos falantes enquadrados em uma cultura, a pesquisa tem como base, a etnografia da comunicação, a qual orienta a descrição e análise de eventos comunicativos, de forma a destacar elementos materializados na interação entre os interlocutores, por intermédio das contribuições de Hymes (1976), Bortoni-Ricardo (2014), Saville-Troike (2005). Na perspectiva da sociolinguística interacional, a qual preconiza a constituição de significados por meio da interação social entre os utentes da língua, o estudo segue as conjecturas epistemológicas de autores relevantes, tais como: Goffman (1970). As noções sobre as estratégias de polidez têm como fonte as contribuições de Cunha (2009), Kerbrat-Orecchioni (2017) e Seara (2017). Por se tratar de uma investigação etnográfica, são importantes para o percurso metodológico da produção de dados, os quais são produzidos por meio de observação participante e entrevistas, os aportes de Frederick Erickson (2004a; 2004b; 2004c; 2004d), Bortoni-Ricardo (2008), Fritzen (2012), Santos (2012), Saville-Troike (2005), Costa (1988, 2020), dentre outros autores necessários. Os dados da pesquisa revelam que a produção de estratégias de polidez e preservação da face diante do outro sistematiza a constituição de um discurso relativo à situação de comunicação e papéis sociais relativos aos interlocutores. Como resultado, foi possíviel evidenciar novas estratégias de polidez que são descritas ao longo da análise, as quais reverberam as estratégias de atos não-profiláticos: Realização de um questionamento, com um percentual de 30,06% de ocorrência; Expressão de espanto, surpresa, com 26,38%; Prospecção, com 12,27%; Resposta ao questionamento, com 10,43%; Realização de pergunta retórica, com 9,20%; Resposta à pergunta retórica, com 4,29%; Chamado, com 3,07%; Confirmação de uma ideia, com 2,45%; Aceitação de uma sugestão, Comparação e Apresentação de uma dúvida, com um total de 0,61%. E, em relação às máximas interacionais, sugerimos: Descrever um fato, com um percentual de 97,06% de ocorrência; e Negar um fato, com um total de produção de 2,94%.