Este trabalho tem como tema central a reconstrução de identidades femininas negras a partir do lugar em que são localizadas as personagens Bárbara e Malena na contística de Cristiane Sobral (2016). Dessa forma, selecionamos dois contos presentes na obra O tapete voador (2016), de sua autoria, a fim de destacarmos a perspectiva da reconstrução identitária, assinalar quais posições sociais são destinadas a estas mulheres no eixo do discurso, bem como apontar o empoderamento feminino negro como estratégia da autora para ressignificar estas identidades transformando a narrativa literária em um espaço de reorganização de posições sociais das sujeitas negras. Dessa maneira, objetiva-se compreender de que forma Cristiane Sobral utiliza-se do discurso literário para contribuir ao processo de reconstrução de identidades femininas negras em seus contos, a partir do recorte de experiências das personagens em destaque nas narrativas intituladas “O Tapete Voador” e “Elevador a serviço” (2016). Sobretudo, pretende-se identificar a palavra como ferramenta de “reconstrução do mundo” (SILVA, 2018) das personagens, apontar de que modo os contos de Cristiane Sobral contribuem à reflexão em torno do ciclo de inferiorização imposto às mulheres negras no universo do trabalho (SPIVAK, 2012; 2008) e elencar micro ações que defrontam o racismo e estratégias discursivas utilizadas pelas personagens nas referidas histórias. Dado o exposto, o aporte teórico baseia-se nas noções de palavra e identidade expostas por Assunção de Maria Sousa e Silva (2016; 2018), Conceição Evaristo (2011), Grada Kilomba (2008) e Stuart Hall (2006), além dos trabalhos das pesquisadoras Djamila Ribeiro (2017), bell hooks (1989; 2014), Édouard Glissant (2005) e Sueli Carneiro (2003) entre outros estudiosos que alicerçam as ideias acerca do tema apontado. Metodologicamente, considera-se o modelo da pesquisa qualitativa, a qual abrange estudo de identidade ligado à literatura e desenvolve a análise do texto de Cristiane Sobral (2016) relacionando-o à reconstrução identitária e interpretando a enunciação feminina negra tanto das personagens quanto da autora como elemento que norteia a pesquisa. Ademais, considera-se a leitura da obra da escritora na dimensão ficcional (contística). Dessa forma, os contos que serão analisados apresentam mulheres no ato-texto de romper correntes colonizadoras, focalizando a reconstrução de identidade das personagens. Elas resgatam memórias que reafirmam-nas enquanto seres dotados de particularidades e aproximam-nas de um processo íntimo de reconstrução identitária.