Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLACILDA NUNES CORDEIRO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLACILDA NUNES CORDEIRO SANTOS
DATA: 28/11/2023
HORA: 10:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE TESE
TÍTULO: OUTRAS TORMENTAS: SUBVERSÃO DE GÊNERO E RAÇA EM REESCRITAS DE A TEMPESTADE
PALAVRAS-CHAVES: Reescrita literária. A tempestade. Margaret Atwood. Toni Morrison. Elizabeth Nunez.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente pesquisa tem como discussão central a reescrita da obra A Tempestade (1610, 1611) de William Shakespeare, pelas autoras de língua inglesa Toni Morrison, Elizabeth Nunez e Margaret Atwood. O estudo toma, concretamente, como ponto de partida, os romances Tar baby (1981), Prospero’s daughter (2006) e Hag-Seed (2016) respectivamente, com o objetivo de identificar os caminhos ideológicos do processo de reescrita de uma obra literária do passado em sua atualização para o presente. Interessa-nos entender o modo que cada autora perscruta criticamente a relação colonial na elaboração de suas personagens femininas, e se posiciona com o que entendemos como “writing back” ou “writing back to the center” – “escrever de volta”, a partir de contextos e espaços distintos. Nesse sentido, à luz da crítica pós-colonial elaborada no final do século XX, e de estudos feministas, optamos por dialogar principalmente com: Gonzalez (1980), Boehmer (1995), Bonnici (1998), Moraru (2001), Hall (2003), Plate (2011), Said (2011), Buksdorf (2015), Collins (2017; 2019), hooks (2017), Davis (2017) e Akotirene (2018). Como corpus documental nos embasamos nos três romances citados e em outros textos literários produzidos pelas referidas autoras, bem como, reescritas de escritores afro-americanos, afrodescendentes, afro-asiáticos, indianos que, juntos, nos auxiliam a forjar e praticar uma “epistemologia alternativa” (Collins, 2019) aos pressupostos coloniais. Argumenta-se que ao elaborarem reescritas da obra A Tempestade, Toni Morrison, Elizabeth Nunez e Margaret Atwood subvertem os aspectos formais e ideológicos presentes no texto inicial, questionando as identidades de gênero, de raça e o próprio sistema literário que segue uma lógica eurocêntrica e falocêntrica sobre o que se entende por cânone.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA SUELY DE OLIVEIRA LOPES - UESPI
Presidente - 1192205 - SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 08:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 14:49