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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELENA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELENA DE OLIVEIRA
DATA: 25/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE TESE
TÍTULO: “É CICLO, A GENTE APRENDE, FAZ UMA PROVA E ESQUECE...”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais; Eventos de letramento; Interações.
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Discutir as representações num espaço tão dinâmico e heterogêneo como a escola, nos permite refletir sobre o ensino de língua portuguesa nesse espaço. Nesta pesquisa, em que investigamos representações sociais de professores e alunos a partir de interações em eventos de letramento, apresentamos algumas questões que orientaram o nosso processo investigativo, a saber: i) Qual a dinâmica das professoras na sala de aula, nas interações com os alunos em contextos de eventos de letramento? ii) Quais representações de escola são construídas pelos professores e alunos? iii) Quais representações sociais, quanto ao ensino de língua portuguesa, são construídas e mobilizadas pela tríade: professora de gramática, professora de literatura e professora de redação? iv) Quais representações de ensino de língua portuguesa são construídas e mobilizadas pelosalunos? v) As representações dos atores condizem com  as suas falas nas entrevistas? Diante disso, o referido estudo propõe como objetivo geral: investigar as representaçõesdos professores e alunos do ensino médio sobre o ensino de língua portuguesa a partir das interações que se efetivam em eventos de letramento. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa de abordagem etnográfica, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação participante, além de entrevistas aplicadas aos atores pesquisados.Utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos na discussão sobre Letramentos, autores dentre os quais destacamos: Street (2014]), Kleiman (1995, 2005), Soares (2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2008), Lopes (2006), Tfouni (2010). No domínio das representações sociais, nos situamos nos pressupostos de Moscovici (2015), Jodelet (2001, 2009), e, ainda nas representações cotidianas ancoradas nos pressupostos da Sociologia, segundo Goffman (2014). A literatura aponta que os estudos sobre as Representações Sociais e Letramentos têm evoluído de forma significativa, especialmente nas áreas a Linguagem, Educação. Portanto, essa proposta de pesquisa contribui para a discussão e compreensão sobre o que significa representar nas práticas sociais cotidianas a partir de interações em eventos de letramento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo à Instituição - STELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 12:18
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