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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIMAR BARBOSA DE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIMAR BARBOSA DE BARROS
DATA: 08/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE TESE
TÍTULO: A ROTA DO POEMA RUMO À CANÇÃO: recursos de espacialidade no processo de transposição intersemiótica
PALAVRAS-CHAVES: Literatura e música. Poema musicado. Espacialidade.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

São muitas as possibilidades discursivas entre literatura e outras linguagens e não é raro o fascínio que as aproximações intersemióticas exercem sobre muitos estudiosos. Na contemporaneidade, tem crescido, entre os que estudam o fenômeno estético, o interesse pelas relações entre literatura e música. Esse estudo tem conquistado espaço significativo em universidades brasileiras e são vários os vieses de análise em torno do tema. Nesta pesquisa, dialogamos com a vertente que trabalha essa relação a partir do estudo de um objeto híbrido (palavra e melodia), ou seja, do estudo da canção. Isso porque o objetivo desta pesquisa é analisar recursos de espacialidade operacionalizados no trâmite da literatura para a música, verificando como a palavra do poema adquire novos contornos no âmbito sonoro da canção. O estudo centra-se na análise de canções geradas a partir de poemas; o recorte privilegia determinados eixos temáticos vinculados à categoria do espaço literário. Para desenvolver os argumentos referente a esses eixos, toma-se como corpus poemas que estão musicados nos seguintes álbuns: As várias caras de Drummond (2004) – canções a partir de poemas de Carlos Drummond de Andrade, musicados por Belchior, por meio do qual analisaremos questões relativas à ambiência e representação do espaço, como espaço vivenciado. Ode descontínua e remota para flauta e oboé, de Ariana para Dionísio (2005) – canções compostas a partir de poemas de Hilda Hilst musicados por Zeca Baleiro, por meio do qual analisaremos questões referentes ao espaço sonoro do poema no trâmite para a canção. O corpo (2000) – canções a partir de poemas de Arnaldo Antunes musicados por ele mesmo, por meio do qual analisaremos questões referentes ao trâmite do suporte: corporeidade e sentido de presença. Para desenvolver este estudo, recorreremos a aportes teóricos da Literatura Comparada, dialogando com Pageaux (2011); Steiner (2001); Carvalhal (2010), para refletir sobre os pressupostos teóricos e metodológicos dessa disciplina. Tomaremos as proposições de Oliveira (2002, 2003) sobre a melopoética e outros estudiosos que abordem a relação literatura e música como Tattit (1997, 2007); Sopeña (1989). E para compreender os recursos de espacialidade nos apoiaremos em estudos produzidos no âmbito da Teoria do Espaço Literário, dentre os quais destacamos: Brandão (2013); Blanchot (2011); Pinheiro (Org. 2019, 2020); Borges Filho (2007); Zumthor (2000). Além disso, para a análise são salutares os estudos de Gumbrecht (2010) sobre produção de presença e de Iser (1996a, 1996b, 2002) sobre mecanismos de criação simbólica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALFRÊDO WERNEY LIMA TÔRRES - IFPI
Presidente - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Interno - 836.463.293-00 - HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO - UESPI
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 15:29
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