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Banca de DEFESA: HALYSSON DE MOURA VARAO ARRAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALYSSON DE MOURA VARAO ARRAIS
DATA: 30/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A Interdiscursividade Espacial nas Canções do Iron Maiden
PALAVRAS-CHAVES: Interdiscursividade Espacial, Música, Literatura, Espacialidade Épica, Discurso Religioso, História, Produção de Presença
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho explora o conceito de interdiscursividade espacial nas músicas da banda de heavy metal Iron Maiden, dentro do contexto da literatura, cultura e sociedade. O arcabouço teórico é embasado em obras de estudiosos influentes como Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, Roland Barthes e Gérard Genette, que exploraram as complexidades e implicações da intertextualidade dentro de contextos literários e artísticos. Além disso, discute as contribuições de estudiosos brasileiros, como Tânia Carvalhal e Sandra Nitrini, na análise da intertextualidade como uma dimensão fundamental da literatura, moldando significados e participando de diálogos culturais. O documento também discute a discografia da banda, destacando suas inspirações temáticas, como obras literárias, eventos históricos e referências bíblicas e mitológicas. O primeiro capítulo analisa a espacialidade épica na canção Rime of the Ancient Mariner do Iron Maiden, destacando a reconfiguração do espaço na narrativa. Autores como Francesco Careri e Yi-Fu Tuan contribuem para a compreensão da relação entre espaço e narrativa, evidenciando como a jornada do marinheiro se desenrola por diferentes paisagens simbólicas, assim como Otto Friedrich Bollnow é referência na análise da importância do espaço na construção da experiência humana. O segundo capítulo analisa as relações entre o sagrado e o profano no videoclipe da canção The writing on the wall. Autores como Mircea Eliade, Foucault e Durkheim dão suporte para as análises, buscando estabelecer conexões entre os elementos discursivos na canção, que dialoga com eventos e personagens bíblicos. Por fim, o terceiro capítulo analisa a canção Alexander the Great. Os conceitos sobre produção de presença, ambiência e Stimmung de Gumbrecht servirão como base para a análise, que busca relacionar como os eventos narrados na canção podem criar no ouvinte uma sensação de presença, como se os eventos do passado fossem trazidos para o presente por meio da experiência de ouvir a canção. Em resumo, o documento oferece uma visão abrangente dos objetivos, justificativas e fundamentos teóricos da pesquisa, estabelecendo uma base sólida para o estudo da interdiscursividade espacial no contexto da música do Iron Maiden e suas implicações literárias, culturais e sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Externo à Instituição - LAURO WANDERLEY MELLER - PUCMinas
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 08:34
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