Múltiplas Leitura no texto e Coenunciação: Um Olhar sobre a Intertextualidade Bíblica em Contos Machadianos
Intertextualidade; enunciador; leitor; construção de sentidos;
Inserida na área Estudos da Linguagem, pertinente ao Mestrado em Letras da Universidade Federal do Piauí, a dissertação sob o título “Múltiplas leituras no texto e coenunciação: um olhar sobre a intertextualidade bíblica em contos machadianos” (2014) apresenta um estudo sobre o funcionamento discursivo do intertexto em contos machadianos, à luz da teoria enunciativa. O estudo se aplica nos contos “O Enfermeiro”, “Na Arca”, “Adão e Eva” e “O Cônego” selecionados em razão de seu diálogo com narrativas bíblicas, interesse para análise: observar a construção de sentidos a partir da operação dialógica com esses textos. A intertextualidade é abordada, neste estudo, como um processo que se constitui de modo contínuo no ato da leitura, realizando-se em diferentes graus. À luz de teóricos, tanto da Linguística como da Literatura, particularmente em destaque autores nos estudos da Linguística Textual, observa-se como o processamento intertextual ocorre e, principalmente, como as categorias de intertextualidade são empregadas pelo enunciador em parceria com o leitor, ressalvando o processo discursivo construído na narrativa, bem como se dá o diálogo entre o intertexto bíblico em um novo contexto enunciativo. A fundamentação teórica apóia-se, principalmente, nos autores Mikhail Bakhtin (2000; 2010), Laurent Jenny (1979) e Tiphaine Samoyault (2008), mas destacam-se argumentos de outros autores importantes nas discussões do tema. A pesquisa realizada demonstra que a intertextualidade não se constitui no universo da materialidade textual; mas, particularmente, no plano discursivo, sendo o leitor um parceiro “agressivo” para a construção ativa de sentidos entre o intertexto e a narrativa. A memória do leitor e o seu conhecimento de mundo são essenciais para que ele possa interagir com o enunciador no diálogo entre o texto e o intertexto bíblico em nova cena enunciativa.