Banca de DEFESA: ROBERT CHARLES MOREIRA CALAND

DISCENTE: ROBERT CHARLES MOREIRA CALAND
DATA: 02/10/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Física UFPI
TÍTULO: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para a construção do conceito de calor e alguns de seus desdobramentos históricos.
PALAVRAS-CHAVES: Física. Aprendizagem Significativa. UEPS. História da Ciência.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O ensino da Física vem apresentando mudanças metodológicas ao longo dos últimos anos, sejam pelas orientações legais consideradas nas diretrizes nacionais, observando a evolução no modo em que a educação passou a ser concebida, sejam pelas próprias necessidades formativas encontradas pelos professores diante das suas práticas, sejam pelas dificuldades apresentadas pelos alunos devido a sua formação, que podem contribuir em seus resultados, no decurso dos anos letivos. Atento a essas mudanças, foi realizado um estudo com o intuito de encontrar estratégias que pudessem facilitar o compartilhamento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, pra essa disciplina, propiciando uma aprendizagem significativa e que culminou nesse trabalho. A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa qualitativa/quantitativa e participativa, realizada junto às turmas do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Santa Inês. Ela teve como objetivo geral compreender o calor como manifestação de energia, envolvendo alguns aspectos históricos qualitativos e quantitativos e pra atingi-lo foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, sequência didática proposta por Moreira, no ano de 2016, com enfoque na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, no ano 1963. A ideia principal da UEPS foi o acompanhamento do tema ora estudado pelas turmas já referidas - a calorimetria -, a partir da elaboração/aplicação de um texto, sobre a história da ciência, envolvendo aspectos históricos sobre o calor e a concomitante verificação dos principais aspectos discutidos nesse texto, realizada com experimentos, por meio do uso de laboratório de demonstração, e exposição de vídeos. A partir da discussão e análise dos resultados, verificamos que mais do que dobrou a quantidade de alunos envolvidos na pesquisa que apresentaram uma evolução cognitiva, potencialmente significativa, verificada com base no comparativo dos resultados, qualitativos e quantitativos, obtidos nas atividades desenvolvidas antes e depois da participação destes na UEPS.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Presidente - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Externo à Instituição - JUSSIE SOARES DA ROCHA - IFPI