Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS SILVA DIAS

DISCENTE: ANTONIO MARCOS SILVA DIAS
DATA: 06/11/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Física UFPI
TÍTULO: Manual para utilização do jornal escolar como recurso metodológico no ensino de física
PALAVRAS-CHAVES: Manual de Orientação. Jornal Escolar. Ensino de Física. Leitura e Escrita.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No presente trabalho partimos do seguinte problema de pesquisa: em que medida a produção de um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física contribui para a prática da leitura e escrita no contexto dessa disciplina? Partimos do pressuposto de que o uso do Jornal Escolar como recurso metodológico promove diálogo entre conteúdos da Física e o dia-a-dia dos alunos, valorizando habilidades, como a leitura e a escrita, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e participativa. Delineamos como objetivo geral produzir um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Articular conteúdos da Física aprendidos em sala-de-aula com situações práticas no cotidiano, 2) Promover a leitura e escrita em sala-de-aula em torno de temas ligados à Física; 3) Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo, que valorize o trabalho em equipe e a pesquisa como instrumento de fortalecimento da aprendizagem; 4) Socializar conhecimentos da Física apropriados em sala-de-aula com a comunidade escolar, articulando formação e informação no contexto do Jornal Escolar. A iniciativa para a construção de um Manual de Orientações partiu da necessidade de estimular a produção escrita, a leitura e a difusão de conhecimento no contexto do ensino e aprendizagem da disciplina de Física, no Ensino Médio. Dessa forma, a construção do Manual originou-se da experiência prática vivenciada como uma turma de alunos do segundo ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Cocal, como parte integrante de pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo UFPI. Nesta experiência, utilizamos o Jornal Escolar aplicando-o ao conteúdo de Calorimetria. O jornal impresso intitulado Telescópio, foi resultado do trabalho de pesquisa e redação dos alunos sob mediação do professor, acerca dos conteúdos da unidade trabalhada, composto de textos informativos que, segundo o olhar dos alunos, abordaram interfaces entre a teoria e suas vivências cotidianas. Epistemologicamente, o estudo apoiou-se no conceito de mediação, enunciado por Vygotsky (1998). No que concerne ao percurso metodológico, nossa opção pela abordagem qualitativa considerou a natureza social associada ao objeto de estudo. Assim, fizemos uso da pesquisa-ação, por ser esta um tipo de pesquisa social, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos se envolvem do modo cooperativo, em torno de objetivos comuns. O método utilizado – Quase-experimental de Série Temporal (CAMPBEL, 1979) – possibilitou que o objeto de estudo fosse submetidos a 02 (duas) sequencias de observações, intermediadas pela intervenção didática com o Jornal Escolar. Como resultados, verificamos que utilização do jornal no ensino de Física promoveu diálogo entre os conteúdos de calorimetria e o dia-a-dia dos sujeitos, proporcionando leitura e a escrita em sala de aula, o que evidenciou a ocorrência de uma aprendizagem mais interativa e participativa.

Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo ao Programa - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES