Banca de DEFESA: REGES CARVALHO DOS SANTOS

DATA: 31/05/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: ELETROFIS: Um aplicativo didático em Eletrodinâmica para Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Eletrodinâmica, Aplicativo, Eletrofis, Ensino, Física, Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Neste trabalho construímos e utilizamos um aplicativo desenvolvido para sistema Android como ferramenta didática para facilitar o processo ensino e aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio, denominado Eletrofis. Teve como propósito responder à questão “É possível que a utilização do aplicativo Eletrofis como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica melhore a qualidade do processo?” Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sóciohistórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Este aplicativo foi o produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo Branco no município de Campo Maior-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em grupos de três, e participaram de um pré-teste, utilização do aplicativo, um pósteste e uma avaliação do aplicativo. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Portanto, verificou-se que houve melhora expressiva no processo ensino e aprendizagem mediada por esse recurso, no qual obtivemos um aumento da quantidade de alunos com notas superiores em relação ao primeiro teste, elevando a média de 5,0 para 8,4.

Interno - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Externo ao Programa - 1568901 - HEURISON DE SOUSA E SILVA