Banca de DEFESA: EDVALDO COUTINHO PEREIRA

DISCENTE: EDVALDO COUTINHO PEREIRA
DATA: 08/11/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: Sequência didática para o estudo da cinemática escalar: velocidade e acele-ração média e instantânea
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Cinemática. Aprendizagem Significativa. Sequência Didática
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Esta Dissertação apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Piauí. Tem como tema “Sequência Didática para o estudo da Cinemática Escalar: velocidade e aceleração média e instantânea” apresenta como objetivo geral elaborar uma sequência didática com os conceitos básicos da Cinemática Escalar (velocidade e aceleração média e instantânea) com a finalidade de proporcionar a compreensão destes conceitos e suas aplicações no cotidiano dos estudantes da 1ª série do série do Ensino Médio (PROEJA), com várias atividades encandeadas de questionamentos, atitudes, procedimentos e ações que os estudantes desempenharam com a mediação do professor, contemplando a Cinemática Escalar com expectativa de uma aprendizagem significativa. Os conteúdos trabalhados foram dois tópicos velocidade e aceleração escalar média e instantânea, a partir da percepção das dificuldades dos estudantes em relação ao estudo Cinemática e de forma especifica, identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conceitos básicos de Cinemática Escalar, velocidade e aceleração média e instantânea, relacionar os conhecimentos prévios aos conhecimentos científicos por meio da aplicação da sequência didática, identificar o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes mediante a aplicação e o desenvolvimento da sequência didática. O desenvolvimento pautou-se na pesquisa qualiquantitativa aplicada, com apoio de metodologias ativas, embasada em autores como Silberman (1996), Ribeiro (2005), Meyers e Jones (1993 e Morán (2015), Moreira (20011), e outros. Buscou-se para incentivar a interação dos estudantes com a tecnologia, o produto educacional consta com questões que têm a exibição da resposta por meio do uso de um smartphone ou qualquer outro dispositivo capaz de ler o código QR. A sequência didática foi elaborada e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sendo o Centro de Educação Básica Professor James Azevedo (CEB), o local da pesquisa tendo como sujeito dessa, estudantes da primeira série do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), na cidade de Teresina - PI, no curso de Agente Comunitário de Saúde. A pesquisa foi organizada em conformidade com os objetivos que queremos alcançar para a aprendizagem dos estudantes, e para facilitar o estudo desses conceitos com o objetivo de promover interação entre os conhecimentos prévios do estudante e o conhecimento a ser construído no processo ensino aprendizagem. Sua elaboração se deu através de revisão de literatura da Cinemática Escalar no ensino da Física, e da aplicação de questionários aos estudantes. Por meio da análise desses dos dados produzidos com aplicação da primeira e da segunda avaliação os dados mostram um bom desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos de Cinemática Escalar e uma boa aceitação do produto educacional.

Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo ao Programa - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Presidente - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES