Banca de DEFESA: PEDRO DA SILVA SANTOS

DISCENTE: PEDRO DA SILVA SANTOS
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA MEDIADA POR UM JOGO DE TABULEIRO ORIENTADO
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Histórico-Cultural. Organização do Ensino de Física. Apropriação do Conceito de Energia Mecânica. Sequência Didática. Jogo de Tabuleiro Orientado.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho tem como objeto de estudo "o ensino de energia mecânica mediado por um jogo de tabuleiro orientado". Assim, a hipótese defendida no mesmo com base na Teoria Histórico-Cultural é a de que, intencionalmente, uma Sequência Didática com atividades teórico-práticas a alunos do Ensino Médio, mediada pelo jogo de tabuleiro orientado, se apresenta como possibilidade de apropriação do conceito de energia mecânica. Nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver aulas de Física em uma turma de ensino médio sobre energia mecânica, utilizando-se do jogo de tabuleiro orientado, produzido manualmente (diferente de ferramentas de ensino baseadas no modelo da racionalidade técnica), como possibilidade de possibilitar aos alunos à aprendizagem desse conceito. Foram realizados encontros, em que, inicialmente se propôs um diagnóstico, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de se reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Teresina acerca do conceito energia mecânica, bem como de suas estratégias de resolução de problemas. Feito isso, foi aplicada e desenvolvida uma Sequência didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, mediadas pelo jogo de tabuleiro orientado envolvendo a energia mecânica, como proposta de organização do ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, envolvendo o conceito de energia mecânica, mediada pelo jogo tabuleiro orientado, por intermédio da aplicação de um questionário semiestruturado (pós-teste). Desse modo, ao considerar o objetivo geral deste estudo e a base teórico-metodológica, esse foi compreendido como pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores alunos da 1a série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários semiestruturados (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico que orientou este estudo - a Teoria Histórico-Cultural e a Análise de Conteúdo com a ideia do sistema categorial em Bardin. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, mediada pelo jogo orientado de tabuleiro, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, contribuindo para a superação da timidez. É uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com o aluno desenvolva sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir significados, de abstrair e de generalizar fenômenos da realidade.

Externo ao Programa - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO