Banca de DEFESA: LUCIANNO CABRAL RIOS

DISCENTE: LUCIANNO CABRAL RIOS
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DA ONDULATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESTAQUE AO JOGO ELETRÔNICO, PRODUZIDO A PARTIR DO SCRATCH
PALAVRAS-CHAVES: Jogo Eletrônico. Mediação. Apropriação de conceitos da Ondulatória. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Estudos desenvolvidos no campo da educação, a exemplo de Moreira (2014), revelam a necessidade de mudanças na educação escolar brasileira, deixando de ser algo vertical e centrada no professor, a fim de que seja àquela que torne o estudante um sujeito crítico, reflexivo e pesquisador. Após mais de uma década como professor de Física da Educação Básica foi possível observar que a utilização de instrumentos mediadores, sobretudo, os jogos eletrônicos, se apresentam com possibilidades de se criar uma maior motivação, proporcionar a internalização de conceitos científicos e produzir significados nos estudantes. Isto posto, esta proposta de trabalho, que se trata de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar as possibilidades do jogo eletrônico "Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, mediar a apropriação de conceitos da Ondulatória no Ensino Médio. Para tanto, como objetivos específicos, têm-se: a) realizar estudos teóricos sobre a gamificação no ensino de Física, com destaque nos jogos eletrônicos; b) elaborar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, como potencializador da apropriação de conceitos da Ondulatória; c) aplicar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", contemplando situações teórico-práticas sobre os conceitos da Ondulatória; d) reconhecer as significações desenvolvidas pelos alunos, participantes da pesquisa sobre o jogo eletrônico "Ondas Secretas" e suas possibilidades na apropriação de conceitos da Ondulatória. Esse jogo foi criado a partir dos recursos oferecidos pelo Scratch, aplicativo gratuito, desenvolvido pelo MIT, o qual utiliza uma linguagem de programação gráfica e que permite outros docentes adequar o jogo para suas necessidades através do seu recurso de remixagem.
Portanto, o Scratch é compreendido como um instrumento mediador no processo ensino e aprendizagem da Ondulatória, na perspectiva teórico-metodológica de Vigotski. Para auxiliar na aplicação desse programa foi empregada a gamificação, estratégia didática que faz uso de elementos de jogos em situações que não são àquelas que, no geral, apenas motivam os alunos, sem o objetivo principal que é o de favorecer a apropriação de conceitos científicos, como compreendido por Durão, Bley e Araújo (2015). Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada um estudo bibliográfico acerca da temática em foco. Por sua vez, a produção de dados para análise e discussões ocorreu diretamente no campo empírico da pesquisa, local em que o produto educacional foi aplicado - Centro Educacional de Tempo Integral. Os sujeitos, grupo definido por amostragem, foram estudantes da 2ª série do Ensino Médio da referida escola. Como técnicas e instrumentos de produção de dados, houve a realização de uma roda de conversa, aplicação de questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas) e a observação sistemática, em conformidade com Marconi e Lakatos (2017), Richardson (2007), Gil (2007) e Fiorentini e Lorenzato (2012). No tocante ao processo de análise de dados, este foi desenvolvido mediante a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme as orientações de uso de categorias apresentadas por Moraes e Galiazzi (2011). Observou-se que o produto educacional, tendo a gamificação como possibilidade de apropriação de conceitos da Ondulatória, foi bem recebido pelos estudantes, permitindo gerar interesse e, portanto, mediar a aprendizagem. Foi possível constatar indícios da produção de significados e desenvolvimento do pensamento cientifico, o que se deu mediante a internalização de novos conceitos e da superação dos conceitos espontâneos. Nesse movimento, também descobriram o interesse pela ciência. Em síntese, dessa forma, através das análises realizadas com os dados produzidos, foi possível verificarmos que houve a mediação e produção de significados de conceitos da Ondulatória.

Externo ao Programa - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo ao Programa - 2890466 - FABIO SOARES DA PAZ
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES