Banca de DEFESA: JOAQUIM MARQUES DA SILVA NETO

DISCENTE: JOAQUIM MARQUES DA SILVA NETO
DATA: 27/05/2022
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/djx-vmvt-ogb
TÍTULO: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO BASEADAS EM MEDIAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Eletrodinâmica. Experimental. Ensino. Física. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho tive como proposta a utilização de atividades experimentais para o ensino de circuitos elétricos, com o propósito de resolver a questão: É possível que a utilização de atividades experimentais para o ensino de eletrodinâmica na educação básica como ferramenta didática para o ensino aprendizagem de circuitos elétricos melhore a qualidade do processo? Diante da necessidade de exercitar de maneira prática o que foi ensinado em sala de aula e de apresentar aos estudantes os conceitos da Física de maneira pratica elaboramos uma sequência didática com atividades práticas para análise do comportamento de componentes de circuitos elétricos (resistores, baterias, capacitores) em diferentes configurações. Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sócio histórico cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Esta sequência didática gerou um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante CEEP José Pacífico de Moura Neto no município de Teresina-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em seis grupos de três participantes. Foi realizado um pré-teste, utilização de um questionário, com o propósito de analisar o conhecimento prévio dos alunos e, posteriormente, verificou-se uma melhora expressiva nas notas dos alunos nessa unidade através da realização da prova pós aplicação da sequência didática. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Verificou-se que com a aplicação da sequência didática, os estudantes mostraram-se mais colaborativos, participando mais efetivamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi notado o surgimento de uma maior interação entre os alunos. O que possibilitou diálogos e debates dos conteúdos envolvidos. O que possibilitou, acreditamos, a construção do saber a partir da mediação do professor.

Presidente - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Interno - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 1167605 - HELDER NUNES DA CUNHA